Topo

MMA


Campeão do UFC aconselha próxima geração de lutadores: "Poupe dinheiro"

Jeff Bottari/Zuffa LLC UFC
Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC UFC

Diego Ribas, em Los Angeles (EUA)

Ag. Fight

03/08/2018 10h00

Aos 32 anos, TJ Dillashaw está pronto para o mais novo desafio em sua carreira. Diante do arquirrival Cody Garbrandt, o americano colocará seu título dos pesos-galos (61 kg) em jogo na luta principal do UFC 227, evento programado para este sábado (4), em Los Angeles (EUA). Mas, apesar da animosidade entre eles e da importância do confronto, o campeão parece pensar muito além do octógono.

Em conversa com os jornalistas presentes no media day realizado na última quinta-feira, TJ deu uma pausa nas polêmicas e declarações atravessadas que normalmente marcam os dias que antecedem os combates para adotar discurso sóbrio ao analisar o futuro de um lutador. Além de caminhar lado a lado com as lesões corriqueiras do esporte, cabe a cada atleta pensar em seu próprio futuro, e o campeão parece confiante de que toma as escolhas corretas para garantir uma tranquila aposentadoria.

" Se preparem para a aposentadoria, essa carreira não dura para sempre. Cuide do seu nome, porque ele também é um negócio, poupe dinheiro para o futuro e comece a construir sua própria marca, com o que você gosta além da luta", afirmou.

A ideia, de acordo com o atleta, é que cada competidor encontre algo que, fora do mundo das lutas, seja de fácil assimilação e que já faça parte de sua rotina. Dessa forma, o conhecimento necessário para se fazer o investimento assim como a energia demandada para administrara empresa são otimizados.

"Eu, por exemplo, criei uma empresa chamada 'Flavor Republic Spice'. Sou muito ligado à nutrição, e é uma firma de temperos. Como é algo que eu gosto, é fácil para mim.Talvez eu possa me dedicar ainda mais quando parar de lutar", garantiu o atleta.

Embalado por três vitórias seguidas no octógono, TJ mede forças com Cody Garbrandt em revanche do duelo realizado em novembro do ano passado. Caso confirme seu posto de campeão, o veterano já sabe a quem agradecer pela fase vitoriosa: seu treinador de kickboxing Duane Ludwig.

"Ele me tornou mais forte, explosivo e melhor fisicamente. Melhorou meus ângulos de socos. Vocês já viram essa cara lutar antes? É um tornado de socos, eu tenho que me esforçar para acompanhar, o cara me elevou a um nível acima. Eu estava em ótima forma só por treinar com ele, me ajudou a crescer como um todo. Estou com 32 anos, mais forte e mais rápido do jeito que jamais estive", finalizou.