Topo

MMA


Dillashaw e Garbrandt fazem revanche por honra e glória no UFC 227

Ag. Fight

04/08/2018 06h00

Quando o juiz autorizar o início da revanche entre TJ Dillashaw e Cody Garbrandt, neste sábado (4), no UFC 227, estará em jogo muito mais do que o cinturão peso-galo (61 kg) da maior organização de MMA do mundo. A vitória dentro do octógono transformará um dos dois no vencedor, ao menos por enquanto, de uma guerra muito particular entre TJ e sua antiga equipe, o Team Alpha Male.

A história começa com o rompimento de Dillashaw com o time, ainda em 2015. O lutador, que deu seus primeiros passos no MMA por intermédio da academia, anunciou sua saída menos de três meses depois de conquistar o título do Ultimate. Embora tenha alegado que sua decisão não significava uma traição à equipe que o revelou, o dono da Alpha Male, Urijah Faber, não recebeu bem a mudança, inclusive pelo fato de que TJ passou a treinar somente com Duane Ludwig, técnico que havia feito um elogiado trabalho em sua equipe, mas que saiu após desentendimentos com o mesmo Faber.

Garbrandt, outra cria da Alpha Male, adotou postura contrária. Manteve-se na equipe e, sempre que pôde, fez comentários críticos à postura do ex-companheiro de time. Em 2017, quando da conquista do cinturão em uma vitória marcante contra Dominick Cruz, Cody fez questão de lembrar uma frase de Conor McGregor a Faber em 2015, em um episódio do reality show 'The Ultimate Fighter' gravado alguns meses antes de Dillashaw deixar a academia. "McGregor estava certo sobre você, sua cobra na grama", escreveu, à época.

O tom das declarações dos ex-parceiros subiu exponencialmente até o primeiro duelo entre eles, realizado em novembro de 2017. Na ocasião, Cody começou melhor e conseguiu dois knockdowns em TJ no primeiro round. Na segunda etapa, porém, 'No Love' foi à lona com um chute alto de esquerda pouco depois de provocar o rival por escapar de um golpe idêntico. Depois de mais um knockdown, desta vez com um soco, Garbrandt perdeu o título.

Na preparação para o combate deste sábado (4), os dois lutadores falaram muito menos um do outro, mas o clima de tensão é o mesmo. Dillashaw até tentou tocar nesta ferida na última quarta-feira (1º), mas seu maior rival se manteve quieto.

Na luta coprincipal, outra revanche: Henry Cejudo tenta vingar aquela que foi uma das vitórias mais rápidas de Demetrious Johnson em seu longo reinado como campeão dos moscas (57 kg). Nocauteado em 2016, com só 2min49s de luta, o medalhista olímpico no wrestling terá uma segunda chance de buscar o ouro no MMA.

Seis brasileiros ajudam a abrilhantar o UFC 227: Sheymon Moraes enfrenta Matt Sayles em um confronto peso-pena (66 kg); Ricardo 'Carcacinha' busca a terceira vitória consecutiva no Ultimate diante do galo (61 kg) Kyung Ho Kang; na mesma categoria, Pedro Munhoz encara a revelação galesa Brett Johns; Thiago 'Marreta' dá as boas-vindas ao estreante Kevin Holland; e Renato 'Moicano' tenta entrar no top-5 dos penas contra Cub Swanson. O UFC 227 terá transmissão pelo Canal Combate, a partir das 19h.