Topo

MMA


Dana garante Mario Yamasaki fora do UFC São Paulo; CABMMA e árbitro rebatem

Ethan Miller/Getty Images
Imagem: Ethan Miller/Getty Images

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA), e Felipe Paranhos, em Salvador (BA)

Ag. Fight

08/08/2018 12h27

Mario Yamasaki continua 'persona non grata' no UFC. Seis meses após errar ao encerrar tardiamente a luta entre Valentina Shevchenko e Priscila 'Pedrita', ele deve ficar fora do segundo evento seguido do Ultimate no Brasil. Isso porque, questionado pela reportagem da Ag. Fight em Las Vegas (EUA), Dana White garantiu que o árbitro não trabalhará no UFC São Paulo.

No UFC Belém, em fevereiro, Yamasaki demorou demais para interromper o massacre que a quirquistanesa aplicava sobre Pedrita e acabou sendo duramente criticado por Dana, que prometeu retirá-lo de qualquer escala de arbitragem no Ultimate. Não foi a primeira vez que o mediador brasileiro se envolveu em polêmicas. Em 2016, o presidente da organização reclamou de uma suposta desatenção de Mario na finalização de Donald Cerrone contra Alex 'Cowboy'; em fevereiro de 2017, o árbitro reconheceu outro encerramento tardio, no duelo contra Derrick Lewis e Travis Browne; e em junho do mesmo ano, Michael Chiesa reclamou de Mario ter parado precocemente seu confronto diante de Kevin Lee.

Durante a entrevista coletiva após o episódio 8 da segunda temporada do 'Contender Series', programa que revela lutadores para a maior organização de MMA do mundo, a Ag. Fight perguntou a Dana se Mario estaria no UFC São Paulo, já que não trabalhou no UFC 224, no Rio de Janeiro.

O presidente da organização, então, respondeu com outra indagação. "Mario? Você quer vê-lo?". Novamente questionado, White retrucou: "O que você acha que eu acho? Você sabe o que eu penso. É por isso que está me perguntando". Por fim, o dirigente deixou clara qual é a sua vontade. "Ele não estará lá. Posso te garantir. Ele pode estar em algum lugar na arquibancada. Se comprar um ingresso", falou.

O outro lado

Ag. Fight entrou em contato com Cristiano Sampaio, diretor executivo da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA). Em uma curta mensagem, o dirigente afirmou que é a entidade que escolhe os árbitros dos eventos do UFC no Brasil e que o Ultimate não tem o poder de vetar Yamasaki ou outro profissional.

Em entrevista à reportagem da Ag. Fight, Mario afirmou que está à disposição da CABMMA e que "quem manda são eles , e não o UFC". No entanto, reconheceu que a entidade pode sucumbir ao desejo de White. "O Dana deve bloquear. E, se o Cristiano não for forte, cederá para as vontades dele", declarou.