Topo

Técnico revela como Dana White fez Aldo desistir da aposentadoria em 2016

Ag. Fight

14/08/2018 11h52

José Aldo já declarou que espera se aposentar após cumprir os três combates remanescentes em seu contrato com o UFC. No entanto, o objetivo de se retirar do octógono não é um fato recente na carreira do ex-campeão dos penas (66 kg). Em 2016, o manauara também manifestou interesse em se retirar dos octógonos, no entanto Dana White o convenceu a seguir na organização.

Quem revelou a história foi André Pederneiras, treinador de longa data de Aldo. Em entrevista coletiva a jornalistas brasileiros transcrita pelo site 'MMA Fighting', o técnico contou que após o manauara perder o cinturão para Conor McGregor em 2016 e perceber que não conseguiria uma revanche, pediu a liberação do seu contrato com o Ultimate a fim de migrar para no boxe profissional. Como Dana White não o autorizou, ele resolveu então encerrar a carreira. No entanto, o presidente do UFC encontrou uma maneira de persuadi-lo.

"Ele não queria mais lutar no MMA e, com a negativa do UFC, ele se aposentou. No dia seguinte, Dana me ligou e disse: 'André, vou colocar uma luta pelo título na sua divisão'. Eu disse e ele respondeu: 'Não, não, com o meu título não'. Então ele continuou lutando. Mas acredito que, depois das três lutas, ele acaba se aposentando", explicou Pederneiras.

Após o acerto, Aldo lutou contra Frankie Edgar pelo título interino. Com a vitória e a mudança de categoria do então dono do cinturão Conor McGregor, o manauara foi promovido a campeão dos penas, posto que perdeu em seguida para Max Holloway. Conhecer o sabor da derrota desta maneira foi algo novo para o brasileiro. Desde que estreou no UFC, em 2011, apenas sua última luta, contra Stephens, não teve um título em jogo. Em todos os outros 11 duelos, houve defesa ou disputa de cinturão, fosse interino ou linear.

"Para um campeão tão dominante como ele foi por tanto tempo, ganhar apenas uma de quatro lutas é algo que afeta você, especialmente se as duas últimas são pelo título e você as perde. Aldo luta por títulos há nove anos, desde que se tornou campeão do WEC , então toda luta é pressão", falou.

Dedé comentou ainda as possibilidades de Aldo para o futuro próximo. Segundo o treinador, a maior dúvida recai sobre quanto tempo Holloway ficará fora do octógono, já que foi afastado após a detecção de sintomas de concussão antes do UFC 226.

"Tudo depende do tempo que levar. Se eles forem lutar em três meses, vamos esperar. Se forem daqui a um ano, não podemos esperar. Coloquem Ortega e Aldo para lutar por um título interino, e quando Max Holloway estiver bem, ele retorna", concluiu.

Invicto por quase dez anos no MMA, de 2006 a 2015, José Aldo acumulou um cartel profissional de 27 vitórias e quatro derrotas ao longo de sua carreira. O brasileiro tem declarado que agora deseja apenas cumprir seu contrato e se aposentar após pegar de volta o cinturão dos penas.