Topo

Machida minimiza acusações de Mousasi sobre doping: "Só me motivam"

Ag. Fight

15/08/2018 10h49

Lyoto Machida está de casa nova, mas ainda espera a definição de quando estreará no cage do Bellator. Não faltam possibilidades, uma vez que ele cogita lutar entre os médios (84 kg), sua atual categoria, mas também entre os meio-pesados (93 kg) e os pesados, em um eventual desafio a Fedor Emelianenko. Mas, embora os rumores sejam difusos, um antigo desafeto vem provocando o brasileiro: Gegard Mousasi, atual campeão peso-médio da organização, aumentou o tom das acusações de que o rival faz uso de doping. Por meio de uma entrevista ao site 'MMA Fighting', Lyoto respondeu.

Em junho, durante um evento da empresa, Mousasi afirmou que o corpo de Machida depois da chegada da USADA (agência antidoping americana) ao UFC "fala por si". Em 2014, os dois se enfrentaram no Ultimate, e o brasileiro venceu por decisão unânime. Segundo o novato no Bellator, as declarações de Gegard expõem uma espécie de rancor.

"Tudo o que Mousasi fala só me motiva. Tenho uma vitória sobre ele e acho que ele é um pouco irritado com isso. Mas acho que é uma luta mais fácil de promover agora. Estou muito motivado e quero esta oportunidade, especialmente com ele sendo campeão agora", declarou.

Um dos ataques feitos por Mousasi diz respeito à saída do brasileiro do UFC, que, segundo ele, teria como objetivo fugir da USADA. Machida, que sofreu uma punição de um ano e meio por ser flagrado sob uso da substância DHEA, admite estar "mais leve" por não ter de sinalizar sempre à entidade onde está, mas negou que tenha tentado escapar de uma fiscalização contra substâncias proibidas.

"Sou a favor do sistema antidoping no esporte. Acredito que seja bom para o esporte, mas não sou a favor de como a USADA lida com muitos casos. Acho que às vezes eles são, duros demais e não leva em consideração como a situação aconteceu, o passado do atleta, situações similares que eles poderiam ver ao tomar uma decisão dura sobre um a carreira de um atleta profissional, que vive e depende disso", disse.

"Não diria que deixei o UFC por causa da USADA, de jeito nenhum. Mas hoje eu me sinto mais leve sem a USADA. Mais leve. Aquela coisa de avisar onde você estar gerou muito estresse. Hoje estou livre, mais relaxado. Estou mais feliz neste aspecto", completou.

Machida tem 32 lutas na carreira, com 24 vitórias e oito derrotas. Depois de sofrer três derrotas consecutivas entre 2015 e 2017, o veterano conseguiu dois triunfos seguidos, diante de Eryk Anders e Vitor Belfort.