Topo

MMA


T. Leites justifica aposentadoria: "Esporte de alto nível não é saudável"

Thales "The Rustic" Leite e Jack "The Jocker" lutam no UFC 224, no Rio -  Leandro Bernardes/ Ag Fight
Thales "The Rustic" Leite e Jack "The Jocker" lutam no UFC 224, no Rio Imagem: Leandro Bernardes/ Ag Fight

Gaspar Bruno, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

16/08/2018 05h59

A frase "Esporte é saúde" é um clichê repetido há décadas, mas nem sempre o que vale para a maioria da população serve para os atletas profissionais. Que o diga Thales Leites. O peso-médio (84 kg) fará, contra Hector Lombard, no UFC São Paulo, sua última luta profissional. E, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ), o ex-desafiante ao título da categoria citou preocupações com a saúde para justificar a aposentadoria aos 36 anos.

O duelo contra Lombard será o 37º de sua carreira, que começou ainda em 2003. Depois de 15 anos como profissional nos ringues e octógonos, Thales declarou que "pretende viver mais" quando se despedir dos cages das artes marciais mistas.

"Vou parar porque quero cuidar mais da minha vida, da minha saúde. O esporte de alto nível já não é saudável. O que a gente costuma dizer que atleta é sinônimo de saúde, mas a gente sabe que não é, porque o atleta treina com dor, o atleta faz coisas que o corpo muitas vezes não suporta, o que suporta é a mente e vontade. Isso não só na luta, mas em qualquer esporte que você parar para analisar você vai ver isso, ciclismo, futebol americano, beisebol, futebol...", falou, durante coletiva que teve a participação da reportagem da Ag. Fight.

"Então na vida de um atleta de alto nível é muito difícil você manter mais de 15 anos de treino. Os que conseguem são pontos fora da curva, e você tem que saber que sua vida não acaba aos 40, eu pretendo viver mais", explicou.

Leites mencionou ainda a rotina massacrante de perda brusca de peso para exemplificar os motivos da aposentadoria. "Na estrada há bastante tempo", o brasileiro se vê num ritmo abaixo do que já teve.

"O corpo já não responde da mesma maneira. A idade chega para todo mundo, independente de nacionalidade, etnia. O corpo sente e as outras gerações vêm, então acho que é hora de parar e repensar melhor. Você vê que o ritmo cai para todo mundo, é natural, e quando é a hora de parar não tem jeito", declarou.

Confira o card completo do UFC São Paulo, que acontece em 22 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera:

Meio-pesado (93 kg) | Jimi Manuwa vs. Lutador a ser anunciado
Galo feminino (61 kg) | Ketlen Vieira vs. Tonya Evinger
Meio-pesado (93 kg) | Rogério 'Minotouro' vs. Sam Alvey
Meio-médio (77 kg) | Neil Magny vs. Alex 'Cowboy'
Médio (84 kg) | Antônio 'Cara de Sapato' Júnior vs. Elias Theodorou
Lightweight Francisco 'Massaranduba' vs. Evan Dunham
Meio-pesado (93 kg) | Luis Henrique 'KLB' vs. Ryan Spann
Galo (61 kg) | Renan Barão vs. Andre Ewell
Meio-médio (77 kg) | Serginho Moraes vs. Ben Saunders
Médio (84 kg) | Thales Leites vs. Hector Lombard
Meio-médio (77 kg) | Elizeu 'Capoeira' vs. Belal Muhammad
Palha feminino (52 kg) | Livia Renata Souza vs. Alex Chambers