Topo

Diaz e Poirier anunciam luta por cinturão inédito do UFC; Dana White desmente

Ag. Fight

26/09/2018 10h45

Talvez seja necessária a criação de uma nova categoria de peso para salvar o card principal do UFC Nova York (EUA). Há algum tempo que é especulado o surgimento de uma divisão no Ultimate entre os pesos-leves (70 kg) e os meio-médios (77 kg), e pode ser que Nate Diaz e Dustin Poirier façam a luta pelo cinturão inaugural dos 75 kg no próximo dia 3 de novembro, no Madison Square Garden. No entanto, Dana White, presidente da organização, nega tal possibilidade.

De acordo com a 'ESPN', o cartola ainda está à procura de uma luta principal para o show em Nova York e teria descartado que tenha planos de realizar a disputa do cinturão da nova categoria. Porém, a informação é diferente da anunciada nessa terça-feira (25) por Diaz e Poirier que, inicialmente, estariam escalados para o co-evento principal do UFC 230.

Tudo começou quando 'Diamond' escreveu em sua página oficial no Twitter que teria a solução para a procura do evento por algum combate com título em jogo, como é característico ocorrer em shows numerados do UFC. O plano inicial de Dana White seria unificar o cinturão dos meio-médios, mas uma cirurgia na mão impossibilitou Tyron Woodley de enfrentar Colby Covington neste momento.

"Ouvi dizer que o UFC está procurando um evento principal quando ele já tem um. Sou eu contra o Nate. Título de 75 kg. Um evento principal para as pessoas. Pare de procurar, Dana. Já temos isto. Vamos lá", escreveu Dustin 'Diamond' Poirier.

Em seguida, Nate Diaz, anunciou, através de seu perfil nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), que realmente ocorreria o duelo na categoria inaugural de peso: "Tenho o prazer de anunciar que estou trazendo uma nova divisão de peso para a UFC. Vou lutar no evento principal do dia 3 de novembro, em Nova York, contra Dustin Poirier pelo cinturão inaugural da categoria de 75 kg. Estou feliz por fazer parte da história". Informação logo depois confirmada por 'Diamond': "Tem sido uma longa jornada, mas aqui estamos nós. Cinturão inaugural dos 75 kg no UFC".

Em meio a tantas especulações, fato é que o UFC NY ainda segue, até o momento, sem um duelo principal oficialmente confirmado. Caso se oficialize a luta na categoria inaugural, esta será a segunda vez que Diaz realizará um combate com título em jogo. Em 2012, ele disputou o cinturão dos pesos-leves contra Ben Henderson, mas foi derrotado por pontos. Já Poirier, que está há cinco embates sem saber o que é uma derrota no octógono, tentará consagrar a sequência positiva com a primeira oportunidade de se tornar um campeão do Ultimate.

I'm Happy to announce that I'm bringing a new weight devision to the Ufc
I'll be fighting the main event November 3rd in nyc against Dustin Poirier for the first ever 165lb belt superfighter devision
I'm happy to be apart of history @ufc @danawhite

? Nathan Diaz (@NateDiaz209) September 26, 2018

I hear UFC is searching for a main event when they have one already. It's me vs Nate. 165 pound title. A main event for the people. Stop searching, Dana. We got this. Let's go.

? The Diamond (@DustinPoirier) September 25, 2018