Topo

MMA


Confiante em seu jiu-jitsu, Weidman planeja finalizar Jacaré no UFC 230

O lutador do UFC Chris Weidman - Michael Reaves/Getty/AFP
O lutador do UFC Chris Weidman Imagem: Michael Reaves/Getty/AFP

Diego Ribas, em Nova York (EUA)

Ag. Fight

02/11/2018 06h00

Embora os lutadores estejam cada vez mais completos atualmente, em geral as estratégias para os combates seguem a lógica de fugir da área em que o adversário é melhor. Portanto, no caso de Chris Weidman, wrestler de formação, mas com striking capaz de dar knockdowns em ninguém menos do que Anderson Silva, não haveria outro caminho contra Ronaldo Jacaré, neste sábado (3), senão manter a luta em pé. Afinal, o brasileiro é multicampeão de jiu-jitsu e já finalizou 14 adversários em sua carreira no MMA. O 'All American', entretanto, diz que pensa diferente.

De acordo com Weidman, que concedeu entrevista coletiva na última quinta-feira (1º) aos jornalistas que acompanham o UFC 230, o seu jiu-jitsu - lapidado por Matt Serra - pode surpreender 'Jacaré'. E o americano foi além: embora não tenha prometido vencer o ex-campeão do Strikeforce no solo, deixou no ar sua vontade de fazer isso.

"O jiu-jitsu dele é muito bom, mas o meu também é, e eu treino com os melhores caras do mundo. Não vou dizer que meu jiu-jitsu está no mesmo nível, ele provou diversas vezes. Mas treino com os melhores especialistas de jiu-jitsu do mundo. Então estou bastante confortável em todas as áreas, e eu trago um leque grande de finalizações para minhas lutas, independentemente do quão bom meu adversário for no chão", falou, em entrevista da qual a Ag. Fight participou.

"Se as minhas mãos encaixarem no seu pescoço, não importa qual faixa você é e quão habilidoso você possa ser, eu não vou soltar, e você vai apagar. Já provei isso antes, não estou dizendo que farei isso, mas seria incrível finalizar o Jacaré, seria algo que eu me orgulharia de fazer nessa luta, com certeza, até porque acredito que ninguém tenha feito isso até agora, e sei que sou capaz disso", analisou.

Chris declarou que não teve tempo de fazer grandes ajustes no treinamento, uma vez que Luke Rockhold se lesionou faltando pouco mais de uma semana para o confronto, mas que também não seriam necessárias grandes modificações. De acordo com o 'All American', a grande alteração no planejamento foi em relação à base de Jacaré, que é destra, ao contrário da postura do seu adversário original, que é canhoto.

"Não deixaria de lutar nesse card de jeito nenhum, não porque é em Nova York, ou porque é no Madison Square Garden, mas porque eu estou muito preparado, sabe? Estou em ótima forma agora, e não tenho uma luta pelo cinturão garantida se eu não enfrentar ninguém, então tenho que lutar com alguém. E quando ofereceram o Jacaré, eu aceitei de cara, um cara que está entre os tops, que respeita as pessoas, um cara que conquistou por direito seu lugar no top 5, é experiente, foi campeão mundial do Strikeforce, muito bom no chão e também em pé, então é um desafio. Ele estava no meu radar faz tempo", falou.

Ronaldo 'Jacaré' está no UFC desde 2013, tendo conquistado oito vitórias e sofrido três derrotas. Ele vem de derrota para Kelvin Gastelum, justamente o último adversário de Weidman. O 'All American', entretanto, venceu o rival em comum.