Topo

MMA


Filho e mãe motivam brasileiro no UFC 230 para se estabelecer nos EUA

O lutador brasileiro Sheymon Moraes - Joe Scarnici/Getty Images
O lutador brasileiro Sheymon Moraes Imagem: Joe Scarnici/Getty Images

Diego Ribas, em Nova York (EUA)

Ag. Fight

03/11/2018 11h00

A história de Sheymon Moraes é mais uma daquelas dignas de filme - e não é para menos. Afinal, o carioca já acumulou funções e trabalhou como motorista e até mesmo entregador de comida, em Los Angeles (EUA), cidade onde mora. A dificuldade era tanta que o peso-pena (66 kg) morava na academia em que treina até agosto deste ano, pois não ainda tinha condições de alugar uma residência no país. No entanto, a primeira vitória no UFC ajudou a melhorar as condições do brasileiro, embora elas ainda estejam longe da ideal.

Em conversa com a reportagem da Ag Fight, diretamente de Nova York - onde enfrenta Julio Arce neste sábado (3) no UFC 230 -, Sheymon narrou a importância de sua família nesse processo de superação nos Estados Unidos. De acordo com o brasileiro, o filho de apenas um ano e a mãe são os principais pilares que o motivam a conquistar uma condição financeira mais confortável a cada dia.

"Estou conseguindo me sustentar, apertadinho, mas só treinando. O velho Sheymon está de volta. Eu estava dormindo no chão da academia, mas agora consegui alugar meu apartamento, comprar meu carrinho, devagarzinho a gente vai indo, né?! Estou morando em um condomínio bacana, a 10 minutos da academia. Minha mãe está lá para me ajudar. E ainda bem que peguei essa luta né. Porque as contas tão batendo na hora. Foi no prego! (risos) Ainda bem que tem essa luta", revelou Moraes, aos risos, relembrando do sufoco vivido no início do ano.

"Eu e minha mãe somos bem ligados. É a pessoa que me dá mais força e que motiva. Minha cabeça fica melhor com ela. Meu porto seguro. Minha mãe está passando um tempo aqui. Mas depois quero que ela e meu pai morem aqui, todo o resto da minha família também. Meu objetivo agora é vencer essa luta e aplicar para o visto do meu pai. E aí eles ficariam um tempo aqui e um tempo lá, até eu pegar a cidadania", planejou o peso-pena.

Separado, Sheymon divide a guarda do filho com a ex-esposa. O carioca, que se intitula um 'pai coruja', admite que a rotina de cuidados com a criança somada aos treinos diários era complicada por questões logísticas. No entanto, o atleta ressaltou o papel de sua mãe, que o ajudou ao tomar conta do neto para que ele focasse mais no período pré-luta.

"Divido a guarda do meu filho com a minha mulher. Ele fica durante a semana comigo e no fim de semana com ela. Antes de minha mãe chegar, estava bem difícil, porque criança tem que ter muita atenção. Eu ficava dividindo meu tempo entre treino e parquinho com meu filho. Criança não pode ficar só na academia, tem que brincar, passear. E eu cuido bem, sou bem coruja", narrou o brasileiro.

A identificação com o filho é tanta que Sheymon tatuou a mão de seu pequeno herdeiro por cima da sua como forma de homenagem. Para o atleta de 28 anos, o maior objetivo de sua vida é dar uma vida melhor para seu filho, e para isso boas performances dentro do UFC são fundamentais.

Sheymon Moraes - Diego Ribas/Ag. Fight - Diego Ribas/Ag. Fight
Sheymon Moraes mostra tatuagem em homenagem ao filho
Imagem: Diego Ribas/Ag. Fight

"Ontem meu filho fez 1 ano e seis meses. Meu maior sonho é comprar uma casa para meu filho. Nem para mim, mas para o meu filho. É tudo por ele", desabafou Sheymon.

O privilégio de poder se dedicar apenas a uma profissão, o conforto de poder dormir em sua própria casa, esses foram alguns dos feitos já conquistados por Moraes através de sua carreira como lutador de MMA. E agora, o brasileiro que evoluir cada vez mais para se firmar como um dos principais nomes de sua categoria no Ultimate. Ao longo de sua trajetória como profissional, Sheymon conquistou dez vitórias e sofreu apenas dois reveses.