Topo

MMA


Valentina Shevchenko domina Joanna e se torna campeã do UFC

Tom Szczerbowski-USA TODAY Sports
Valentina Shevchenko acerta soco em Joanna Jedrzejczyk no UFC 231 Imagem: Tom Szczerbowski-USA TODAY Sports

Ag. Fight

2018-12-09T08:49:01

09/12/2018 08h49

O co-main event do UFC 231 contou com um dos duelos mais aguardados do ano. Ex-campeãs mundiais de muay thai, Valentina Shevchenko e Joanna Jedrzejczyk mediram forças neste sábado (8), em Toronto, para decidir quem seria a nova campeã dos pesos-moscas (57 kg). E melhor para a atleta do Quirguistão, que colocou toda sua vantagem física em jogo para bater a polonesa por pontos.

Leia também:

Melhor desde o início, Valentina não se precipitou em nenhum momento e por vezes caminhou para trás no octógono. Mas apesar de dominar o centro do octógono e apresentar mais volume de golpes, a polonesa, ex-campeã dos pesos-palhas (52 kg), sofreu com a potência dos ataques da rival e com uma queda que lhe custou a vantagem de primeiro assalto.

Cenário parecido foi desenhado no segundo round, quando Valentina usou a precisão de seus golpes para pontuar e acuar a oponente, que não a acertava no cage. Em outras duas ocasiões, quedas do clinche aumentaram a vantagem na papeleta dos jurados.

Na terceira etapa, Joanna voltou melhor e finalmente achou a distância para conectar seus golpes. No entanto, o equilíbrio foi interrompido com novas quedas de Valentina que, embora não tenha conseguido segua-la no chão, abriu conectou fortes joelhadas no 'infight'.

Ciente da ampla vantagem no placar, Valentina conteve os ataques da polonesa no quarto e quinto assaltos com precisos clinches e quedas, e golpeou com chutes na distância e ataques de encontro nos momentos em que Joanna buscava se aproximar. Bela vitória da nova campeã do UFC!

Curiosamente, Valentina venceu Joanna três vezes anteriormente, quando ainda competiam no muay thai. O triunfo no Canadá apenas ampliou a larga vantagem da atleta do Quirguistão.

"Eu estava esperando muito tempo por esse momento, é mágico. Quero dividir com minha irmã, com todo meu time. Quero agradecer todos que fizeram parte deste incrível momento. Joanna é muito profissional, sabia que ela era muito responsável e que seria difícil", narrou a campeã.

Acompanhe os resultados do UFC 231:

Max Holloway venceu Brian Ortega por nocaute técnico no quarto round;
Valentina Shevchenko venceu Joanna Jedrzejczyk por decisão unânime;
Gunnar Nelson finalizou Alex 'Cowboy' no 2º round;
Hakeem Dawodu venceu Kyle Bochniak por decisão dividida;
Thiago 'Marreta' nocauteou Jimi Manuwa no 2º round;
Nina Ansaroff venceu Cláudia Gadelha por decisão unânime;
Gilbert 'Durinho' venceu Olivier Aubin-Mercier por decisão unânime;
Jessica Eye venceu Katlyn Chookagian por decisão dividida;
Elias Theodorou venceu Eryk Anders por decisão dividida;
Brad Katona venceu Matthew Lopez por decisão unânime;
Dhiego Lima nocauteou Chad Laprise no 1º round;
Carlos Diego Ferreira nocauteou Kyle Nelson no 2º round;
Aleksandar Raki? nocauteou Devin Clark no 1º round.