Topo

Repaginado! Brave anuncia criação de novas categorias de peso para 2019

Ag. Fight

11/12/2018 07h00

Um dos maiores adversários dos lutadores de MMA fora do octógono é o processo de corte de peso. Com isso em mente, o Brave CF anunciou a criação de duas novas categorias para a temporada de 2019, a fim de prover mais alternativas para os atletas competirem em alto nível. A novidade foi oficializada durante a 19ª edição do show, disputado no último sábado (8), na África do Sul, e replicado através de comunicado divulgado à imprensa.

As novas divisões são: superleve (74,8 kg) e super meio-médio (79,3 kg). Com a adoção desses dois novos limites de peso, a antiga categoria meio-médio (77 kg) foi extinta da organização. No entanto, sem consequências mais graves, pois o atual campeão Jarrah Al-Selawe será coroado como detentor do cinturão dos super-meio-médios.

Com a mudança, a diferença de quilos entre as categorias situadas entre os pesos-leves (70 kg) e os pesos-médios (84 kg) diminuiu de 7 kg para menos de 5 kg. Com intervalos de peso menores entre as divisões, os atletas, além de terem mais opções para competir, podem realizar superlutas com mais facilidade seja na perda ou no ganho de massa.

"Há muitos problemas a serem corrigidos no MMA. Mas um que pode ser corrigido agora é o corte de peso severo. Muita gente neste esporte acaba cortando 15 ou 20 kg para lutar. Há mudanças em curso e uma delas é a adição de novas divisões. A maioria das organizações internacionais não fez nada ainda, mas o Brave acaba de fazer isso", destacou Kirik Jenness, comentarista oficial do Brave, durante a edição de número 19 do evento (veja abaixo ou clique aqui).

Portanto, do ponto de vista atlético, essa medida é algo benéfico para os lutadores. Resta agora saber se a adoção de novas categorias de peso será uma tendência entre as maiores organizações de MMA do mundo, como o UFC e Bellator.

OFFICIAL ANNOUNCEMENT
Brave Combat Federation will adopt 2?? new weight classes.
Super Lightweight (165 lb) and Super Welterweight (175 lb) weight classes will be opened up next year.@KirikJenness #MMA #MixedMartialArts #MartialArts #MMANews pic.twitter.com/yoLmqbtHHc

- BRAVE CF (@bravemmaf) December 10, 2018