Topo

Falha em sistema da USADA levanta suspeitas sobre exames antidoping de Lesnar

Ag. Fight

12/12/2018 16h51

A USADA (agência antidoping americana) chegou ao UFC em 2015 e, desde então, o controle contra substâncias proibidas tem se mostrado mais severo. No entanto, uma alteração no site de consultas sobre os exames antidoping dos atletas da organização levantou suspeitas - especialmente porque a mudança recaiu sobre os registros de Brock Lesnar.

O lutador da WWE ainda cumpre suspensão por ter sido flagrado no teste antidopagem realizado em seu retorno ao Ultimate, em 2016, quando derrotou Mark Hunt por decisão unânime. E, desde que apareceu no UFC 226, em julho, encarando Daniel Cormier após este conquistar o título dos pesados, Lesnar tem sido ligado a um confronto contra 'DC' em março de 2019, pouco depois de sua punição expirar.

A confusão que envolve o nome do ex-campeão dos pesados se iniciou após fãs notarem uma discrepância entre o número de testes cadastrados no sistema de consultas da USADA. Conforme apontaram alguns perfis no Twitter, havia dois registros de exames de Lesnar em outubro. Em dezembro, constatou-se que a quantidade caiu para apenas um naquele período.

Questionados pelo site 'MMA Fighting', representantes da USADA afirmaram que a alteração se deveu apenas a um problema técnico. Apesar de a mudança ter atingido apenas o cadastro de um lutador importante para o UFC e que já teve problemas anteriormente com doping, a entidade reforçou que não há outra hipótese senão um erro no sistema.

"A USADA atualiza a página de Histórico de Testes dos Atletas semanalmente. Durante a atualização da semana de 15 de outubro, passamos por um problema técnico que resultou na incorreção das informações disponibilizadas na página. O histórico de testes correto do atleta é de um teste, não de dois. O problema foi corrigido e os números de exames no site estão todos corretos. Ainda estamos investigando qual problema técnico específico levou ao erro",  afirmou a USADA, por meio de um comunicado.

Apesar de Lesnar estar sendo submetido a testes desde julho, ainda não foi definido quando ele lutará pelo Ultimate. Ele continua atuando pela WWE normalmente, tendo sido coroado 'campeão universal' da liga de telecatch no último mês de novembro.