Topo

MMA


Machida vence estreia no Bellator, e Neiman Gracie surpreende invicto

Lyoto Machida encara Rafael Carvalho antes de luta no Bellator - Reprodução/Bellator
Lyoto Machida encara Rafael Carvalho antes de luta no Bellator Imagem: Reprodução/Bellator

Ag. Fight

16/12/2018 03h17

Foi uma típica luta de Lyoto Machida. A estreia do veterano no Bellator foi muito estudada e, ao mesmo tempo, levou 15 minutos deixando aquela sensação de que a qualquer momento poderia surpreender o espectador com um nocaute. Assim, o equilíbrio e o duelo um tanto morno com Rafael Carvalho terminou podendo ir para qualquer lado. No fim, de maneira dividida, os árbitros apontaram o triunfo para o 'Dragão' em Honolulu (EUA).

Carvalho, ex-campeão dos médios da organização, esteve abatido na pesagem para o Bellator 213, na última sexta-feira (14), mas no show em si foi o mesmo de sempre. Com um soco ainda no primeiro assalto, fez sangrar o nariz de Machida, o que obrigou o ex-detentor do cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC a respirar pela boca durante todo o combate. No segundo round, Rafael manteve o ritmo e usou a envergadura para garantir os melhores golpes.

No assalto final, Carvalho tentou partir para o nocaute, o que gerou momentos curiosos, como Lyoto correndo de costas para o compatriota, a fim de fugir da perseguição do atleta da equipe Evolução Thai. Com a luta em pé ficando mais complicada, Machida surpreendeu o rival com uma queda. No solo, fugiu de uma tentativa de kimura do rival, evoluiu posições e chegou na montada faltando 3 minutos para o fim do combate. Mas, sem finalizar alguém desde 2007, o 'Dragão' pouco fez e acabou permitindo a saída do adversário. Nos segundos finais, o veterano chegou a conseguir outra queda e começar uma guilhotina, mas o tempo não foi suficiente para desenvolver a técnica.

Também no card principal do evento, Neiman Gracie mostrou o motivo de ser o lutador mais bem-sucedido da família Gracie no MMA da atualidade. O atleta conseguiu controlar Ed Ruth, eficiente wrestler até então invicto, e encaixou um mata-leão que obrigou seu oponente a desistir. Neiman, inclusive, já havia chegado perto de finalizar o oponente com um armlock. Com o resultado, o brasileiro avança para a próxima fase do GP dos meio-médios (77 kg) da liga.