Topo

Gordon Ryan e Bia Mesquita garantem dois ouros no Mundial de jiu-jitsu sem quimono

Ag. Fight

17/12/2018 11h06

O Mundial No-Gi (sem quimono) da Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF) foi realizado no último domingo (16) e foi marcado pelas conquistas de Gordon Ryan, no masculino, e Bia Mesquita, no feminino. Ambos obtiveram o ouro tanto em seus pesos quanto no absoluto.

Bia usou uma queda para vencer Ana Carolina Vieira no peso-médio (64 kg), garantindo 2 a 0 e derrotando a adversária por pontos, usando sua defesa para travar investidas da oponente. O título foi o terceiro da faixa-preta da Gracie Humaitá no Mundial sem quimono. Mas ainda viria mais um: no absoluto, uma vantagem foi suficiente para que Mesquita ganhasse de Jessica Flowers.

Já no masculino, quem brilhou foi Gordon Ryan. O americano de apenas 23 anos ganhou o título de sua categoria, o peso-pesadíssimo (acima de 97,5 kg), ao vencer Yuri Simões por 11 a 0 na semifinal e ganhou de Roberto 'Cyborg' por desclassificação. 'Cyborg' foi punido primeiro por inatividade e depois por desferir um tapa no rosto de Ryan.

No absoluto, Gordon ganhou de Yuri Simões novamente, desta vez em uma disputa mais apertada. O americano conquistou o título por uma vantagem. Ryan é um dos maiores especialistas do mundo no No-Gi, tendo vencido também o ADCC, mais famoso evento de submission do planeta, em 2017.