Topo

Finalizado 9 vezes na carreira, Chael Sonnen vira faixa-preta de jiu-jitsu

Chael Sonnen aparece sozinho na coletiva para divulgar o Bellator 180 - Divulgação/Bellator
Chael Sonnen aparece sozinho na coletiva para divulgar o Bellator 180 Imagem: Divulgação/Bellator

Ag. Fight

13/01/2019 22h53

Quem viu Chael Sonnen sofrer cinco derrotas consecutivas por finalização entre 2005 e 2010 não pensaria que aquele mesmo lutador, já passado dos 30 anos, viria a se tornar um faixa-preta de jiu-jitsu anos depois. Sem desistir de sua evolução na luta de solo, 'The American Gangster' recebeu, das mãos de Fabiano 'Pega-Leve', a graduação máxima para praticantes da arte suave enquanto alunos.

O professor, ex-lutador do UFC assim como Sonnen, congratulou Chael e Howie Mole, outro pupilo que ganhou a faixa preta. "Parabéns aos mais novos faixas-pretas da Gracie Barra Portland! Dez anos de trabalho duro. Vocês mais do que merecem isso!", escreveu, por meio de seu Instagram.

Sonnen tem nove derrotas por finalização em sua longa carreira, começada em 1997. No entanto, como prova de sua evolução no solo, apenas uma aconteceu nos últimos oito anos - diante de Tito Ortiz, em 2017, no Bellator. 

Neste mesmo período, Chael conquistou dois triunfos importantes por estrangulamento: contra Brian Stann, em 2011, ao encaixar um katagatame, e ante Maurício Shogun, que caiu em uma guilhotina apertada.