Topo

MMA


Só com nomes "novos", disputas de cinturões interinos agitam UFC 236

Gregory Shamus/Getty Images
Max Holloway lutará neste sábado Imagem: Gregory Shamus/Getty Images

Ag. Fight

2019-04-13T06:00:07

13/04/2019 06h00

O UFC 236, que será realizado neste sábado (13), terá duas disputas de títulos interinos: uma nos leves (70 kg) e outra nos médios (84 kg). Mas o fato de não se tratarem de cinturões "de primeira linha" não faz do evento menor. Isso porque as duas lutas principais colocam frente a frente novos nomes das suas categorias, o que garante o surgimento de desafiantes inéditos.

Campeão dos pesos-penas (66 kg), Max Holloway vai em busca de seu segundo cinturão, agora na categoria de cima. Ele enfrenta Dustin Poirier, que assegurou vaga no combate após vencer três adversários duros em sequência: Anthony Pettis, Justin Gaethje e Eddie Alvarez. Os dois prometem fazer um duelo majoritariamente disputado em pé, no qual vão se opor a técnica de Max e a potência dos golpes de 'Diamond'. Quem triunfar no confronto vai ganhar, além do título, a primazia de enfrentar Khabib Nurmagomedov, campeão linear.

Nos médios, também haverá sangue novo na futura disputa com o campeão Robert Whittaker. No UFC 236, medem forças Israel Adesanya e Kelvin Gastelum. Este último alcança ao ápice da carreira até o momento, tendo emendado vitórias sobre Michael Bisping e Ronaldo 'Jacaré'. O nigeriano, por sua vez, chega invicto para o confronto, com 16 vitórias em 16 lutas.

No Ultimate, 'The Last Stylebender' tem cinco triunfos, o mais recente deles contra Anderson Silva, em fevereiro. E todas essas cinco lutas aconteceram no espaço de um ano - o que, na hipótese de Israel ganhar o título, pode animar os fãs sedentos por lutas. Afinal, o atual campeão linear, Robert Whittaker, só fez um combate depois de conquistar o cinturão em 2017.

Há três brasileiros no card, e dois deles se enfrentam. Em um confronto importante para o futuro de ambos no peso-mosca (57 kg), Wilson Reis mede forças contra Alexandre Pantoja. Na atual conjuntura da divisão, em que atletas são cortados do UFC quase inexplicavelmente, uma derrota pode ser fatal até mesmo para Pantoja, que venceu seus dois últimos duelos.

Também no card preliminar, Poliana Botelho estreia no peso-mosca (57 kg) contra Lauren Mueller. A brasileira, que contou à Ag. Fight estar se sentindo muito mais saudável na categoria de cima, tentará voltar às vitórias em Atlanta (EUA). Em sua última luta como peso-palha (52 kg), ela foi finalizada por Cynthia Calvillo.

O UFC 236 vai começar às 20h30 de Brasília, com transmissão do canal 'Combate'. O card principal, com cinco lutas, está previsto para começar à meia-noite.

Confira o card completo do UFC 236:

Card principal
Leve (70 kg) | Max Holloway vs. Dustin Poirier
Médio (84 kg) | Kelvin Gastelum vs. Israel Adesanya
Meio-pesado (93 kg) | Eryk Anders vs. Khalil Rountree
Meio-médio (77 kg) | Alan Jouban vs. Dwight Grant
Meio-pesado (93 kg) | Ovince Saint Preux vs. Nikita Krylov

Card preliminar
Leve (70 kg) | Jalin Turner vs. Matt Frevola
Mosca (57 kg) | Wilson Reis vs. Alexandre Pantoja
Meio-médio (77 kg) | Max Griffin vs. Zelim Imadaev
Galo (61 kg) | Boston Salmon vs. Khalid Taha
Meio-médio (77 kg) | Curtis Millender vs. Belal Muhammad
Galo (61 kg) | Montel Jackson vs. Andre Soukhamthath
Mosca feminino (57 kg) | Lauren Mueller vs. Poliana Botelho
Galo (61 kg) | Brandon Davis vs. Randy Costa