Topo

Participante do primeiro UFC, Patrick Smith morre de câncer aos 55 anos

Ag. Fight

20/06/2019 15h34

O MMA perdeu na última terça-feira (18) um de seus precursores. Morreu Patrick Smith, um dos oito lutadores que participaram da primeira edição do UFC, realizada em 1993. O ex-atleta foi vítima de um câncer raro, o carcinoma sarcomatoide da bexiga. A notícia foi publicada pelo site 'Combate', que confirmou a informação com o irmão de Patrick, Jerry.

'Pat' representou o taekwondo no primeiro UFC, que teve lutadores de diversas artes marciais e foi vencida por Royce Gracie, do jiu-jitsu. Ele perdeu ainda nas quartas de final, primeira rodada do torneio, para Ken Shamrock. Na segunda edição, que teve 16 atletas, Smith ganhou as três lutas eliminatórias - contra Ray Wizard, Scott Morris e Johnny Rhodes - e chegou à final, tendo sido finalizado por Gracie.

Mesmo antes da morte de Patrick, sua família já havia iniciado um financiamento coletivo para o velório e o funeral do ex-lutador - em um indício de que a situação clínica de 'The Headhunter' já era tratada como irreversível. Além do carcinoma sarcomatoide da bexiga, ele também havia sido acometido de um carcinoma urotelial.

O último combate de Patrick no UFC foi na sexta edição do evento, na qual finalizou Rudyard Moncayo com um mata-leão. Ele seguiu lutando regularmente até 1999, quando perdeu para Marcus 'Conan' Silveira, hoje comandante da 'American Top Team'. Smith voltou ao MMA em 2003, mas voltou a entrar no cage com frequência apenas entre 2006 e 2009. Já com 52 anos, em 2015 e 2016, foi nocauteado duas vezes, naquelas que foram suas últimas aparições profissionais.

Smith deixa quatro filhos: Patrick, Andre, Terrik e Evan.