Topo

'Berinja' faz grande luta no UFC Greenville, mas é derrotado por pontos

Ag. Fight

22/06/2019 21h55

Assim como Ariane Lipski, Anderson 'Berinja' não conseguiu sua primeira vitória no UFC neste sábado (22). O brasileiro enfrentou Andre Ewell pelo peso-galo (61 kg), fez um confronto bastante movimentado, chegou a ganhar um dos rounds, mas perdeu a antepenúltima luta do UFC Greenville por decisão unânime dos juízes.

Os dois atletas deixaram claro desde o princípio seus interesses: Ewell queria a luta em pé e 'Berinja', o solo. Com sua trocação mais fluida, o americano conseguiu aplicar mais do que o dobro dos golpes do brasileiro no assalto inicial, garantindo a vantagem na pontuação.

Canhoto, Andre bailava na frente do brasileiro, que tem cerca de 20 cm a menos de envergadura. A diferença no alcance diminuía ainda mais as chances de 'Berinja' conseguir a queda, seu objetivo maior. À medida que o tempo passava, a velocidade de Ewell em pé ficava ainda mais nítida. Na metade final do assalto, Anderson ainda conseguiu derrubar o americano, chegou à montada, mas acabou cedendo a posição e o round terminou em pé.

Para os últimos cinco minutos, a orientação dos córneres de 'Berinja' foi cristalina: levar Andre para o chão. Mas os danos sofridos ao longo dos dois primeiros assaltos faziam com que o pedido fosse cada vez mais difícil de atender. Apesar disso, Anderson conseguiu a queda, obteve mais uma vez a montada, mas acabou deixando o americano levantar. Fazendo força na grade até o fim do duelo, Anderson mostrou que o gás e o coração estavam em dia. Mas tais características não foram suficientes para reverter o resultado.

Outros combates

Quem aproveitou o início da terceira luta da noite para tomar uma água perdeu o duelo inteiro. Jairzinho Rozenstruik precisou de apenas 9 segundos para nocautear Allen Crowder. O surinamês acertou um jab de encontro que levou o adversário ao chão. Com o americano de costas no solo, Jairzinho - cujo nome é uma homenagem ao craque brasileiro da Copa do Mundo de 1970 - acertou mais um soco e apagou o rival. O peso-pesado chegou a oito vitórias em oito combates como profissional.

O peso-leve (70 kg) Matt Wiman voltou a sentir o gosto de uma luta de MMA depois de quase cinco anos. Mas foi amargo. Luis Peña deu um choque de realidade no atleta de 35 anos desde os primeiros minutos do duelo. Já no primeiro round, abriu um grande corte no rosto do veterano com golpes no 'ground and pound', enquanto Matt, de maneira até ingênua, buscava fazer um jogo pouco efetivo de jiu-jitsu por baixo. O domínio foi crescendo e, no terceiro round, novamente com golpes no chão, Peña obrigou o árbitro a encerrar a surra, para o bem de Wiman.

De maneira menos brutal, mas igualmente dominante, Ashley Yoder não teve nenhuma dificuldade para superar Syuri Kondo entre os palhas (52 kg). Carregando a japonesa para o chão, 'Spider Monkey' fez da rival uma presa fácil. De tão superior nos três rounds, Yoder chegou a levar a vitória por 30-24 segundo um dos juízes. Os outros pontuaram o confronto com 30-26 e 30-25, o que deu à americana seu segundo triunfo no UFC.

Dan Ige e Kevin Aguilar agitaram a plateia de Greenville no encerramento do card preliminar. Ige, que tem ressaltado seu desejo de aparecer no top 15 dos penas (66 kg) ainda neste ano, começou bem, perdeu o segundo round e retomou o controle da luta no último assalto. Com o resultado positivo, 'Dynamite' chegou à quarta vitória consecutiva no Ultimate.

Na abertura do card principal, os médios (84 kg) Alessio Di Chirico e Kevin Holland não mantiveram o ritmo imposto por Ige e Aguilar na luta anterior. Depois de dois rounds equilibrados, o italiano e o americano diminuíram a intensidade, soltaram muitos golpes no vazio e acabaram vaiados pelo público. Na contagem dos juízes, Holland venceu por triplo 29-28.

Andrea Lee e Montana de la Rosa fizeram um confronto típico de striker contra grappler. Lee, especialista na trocação, tinha o desafio de não se deixar quedar por Montana, que tem a luta agarrada como carro-chefe. 'KGB' até foi levada ao chão algumas vezes, mas sempre conseguiu levantar antes de De la Rosa acertar algum golpe mais forte. Justamente por sua capacidade de levar o duelo para onde era melhor, Andrea ganhou na decisão dos juízes e deve subir no ranking dos pesos-moscas (57 kg).

Confira os resultados do UFC Greenville até a antepenúltima luta:

Galo (61 kg) | Andre Ewell venceu Anderson 'Berinja' por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-27)
Mosca feminino (57 kg) | Andrea Lee venceu Montana De La Rosa por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Médio (84 kg) | Kevin Holland venceu Alessio Di Chirico por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)

Card preliminar
Pena (66 kg) | Dan Ige venceu Kevin Aguilar por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-27)
Palha feminino (52 kg) | Ashley Yoder venceu Syuri Kondo por decisão unânime (30-26, 30-25, 30-24)
Leve (70 kg) | Luis Peña venceu Matt Wiman por nocaute técnico a 1min14s do 3º round
Pesado | Jairzinho Rozenstruik venceu Allen Crowder por nocaute a 9s do 1º round
Mosca feminino (57 kg) | Molly McCann venceu Ariane Lipski por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Médio (84 kg) | Deron Winn venceu Eric Spicely por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)