Topo

Integrante do Hall da Fama do Boxe morre em atropelamento nos Estados Unidos

Ag. Fight

15/07/2019 16h24

Pernell Whitaker, integrante do Hall da Fama do Boxe, morreu no último domingo (14), em decorrência de um atropelamento na cidade de Virginia Beach. O ex-pugilista de 55 anos foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e conquistou os títulos dos leves (61,2 kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF), do Conselho Mundial de Boxe (WBC) e da Associação Mundial de Boxe (WBA).

Por estas entidades, respectivamente, ele obteve ainda os cinturões dos superleves (63,5 kg), dos meio-médios (66,7 kg) e dos supermeio-médios (69,8 kg), alcançando o auge da carreira no fim da década de 1980, quando deu início a uma invencibilidade que durou de 1988 até 1997 - Pernell perdeu para Oscar de la Hoya na disputa do título meio-médio do Conselho Mundial de boxe.

Ao jornal Virginia Pilot, o filho mais novo de Pernell, Devon Whitaker, lamentou a morte do pai. Ele deu a entender que o acidente foi uma fatalidade, sem culpar diretamente o motorista que atingiu o ex-boxeador.

"Ele estava vestindo roupas escuras, a pista estava escura e o motorista não o viu", declarou, destacando que o pai era um "cara legal". "Isso é tudo o que eu posso dizer dele. Não posso falar nada sobre como estou me sentindo, porque estou chocado. Ainda estou tentando processar tudo o que está acontecendo. Mas ele era um cara legal", acrescentou.

Whitaker foi indicado ao Hall da Fama do Boxe em 2007, pela 'ala moderna' da honraria. A entidade declarou que está com as bandeiras a meio mastro em tributo a 'Sweetpea', como o americano era chamado enquanto profissional.

"Do ouro olímpico aos títulos mundiais em quatro categorias diferentes, Pernell Whitaker foi um dos maiores boxeadores a já terem colocado um par de luvas. Todos neste Hall da Fama se juntam à comunidade do boxe ao lastimar a morte dele e oferecem nossas condolências à família", afirmou o diretor executivo do Hall da Fama, Edward Brophy, em nota oficial.