Topo

'Visionário' e 'inspirador', aventureiro morre após saltar de 2,3 mil metros nos EUA

Da BBC Brasil

18/05/2015 08h54

Um dos atletas radicais mais destemidos e conhecidos do mundo, o americano Dean Potter, morreu durante um voo de wingsuit - uma espécie de macacão com asas - na Califórnia.

Potter, de 43 anos, e outro proeminente atleta radical, Graham Hunt, de 29, morreram ao tentar passar em alta velocidade por uma abertura estreita saltando do penhasco de Taft Point, localizado à beira de um cânion no Parque Nacional de Yosemite, a uma elevação de 2.300 metros.

Equipes de resgate em helicóptero encontraram os corpos depois de perder contato com os aventureiros, confirmou um porta-voz do parque.

Segundo a imprensa americana e agências de notícias, nenhum dos dois paraquedas havia sido utilizado na queda. O caso está sendo investigado.

Potter, que esteve entre os Aventureiros do Ano de 2009 escolhidos pela revistaNational Geographic, era considerado um visionário e uma inspiração dentro da comunidade de esportes radicais, em particular escalada e caminhada em highline (similar à corda bamba em alturas).

Junto com o escalador Timmy O'Neill, ele foi o primeiro atleta a vencer os três "paredões" mais famosos de Yosemite - Half Dome, Monte Watkins, and El Capitán - no mesmo dia.

Potter superou diversos recordes em modalidades de escalada e também detinha um histórico extraordinário em desafios de highline e saltos de base jump.

Nesta última modalidade, em diversas ocasiões ele gerou polêmica e despertou reações positivas e negativas ao saltar com sua cadela Whisper acoplada à sua mochila.