Topo

Surfista é resgatado após 32 horas perdido no mar

BBC
Imagem: BBC

Da BBC

02/05/2017 07h28

Um surfista "muito sortudo" foi encontrado por um helicóptero da guarda costeira nas águas gélidas da Escócia após ficar 32 horas no mar.

Matthew Bryce, de 22 anos, não era visto desde que saiu para surfar na costa de Argyll, no noroeste da Grã-Bretanha, às 9h do domingo.

A Guarda Costeira de Belfast, na Irlanda do Norte, coordenou o resgate e disse que Bryce ficou no mar das 11h30 até às 19h30 de segunda-feira.

Apesar de estar vestindo roupa térmica, quando foi encontrado, na sua prancha, sofria de hipotermia, mas estava consciente.

Ele foi levado de helicóptero para um hospital em Belfast, na Irlanda do Norte, e seu estado é estável. "Ele teve muita sorte", disse Dawn Petrie, da Guarda Costeira de Belfast.

"Já estávamos perdendo as esperanças de encontrá-lo depois de tanto tempo na água, e estávamos ainda mais preocupados com a chegada da noite."

'Fez a coisa certa'

O surfista e sua prancha foram avistados por uma equipe em um helicóptero a cerca de 21 km da costa.

O alerta sobre seu desaparecimento foi emitido por volta do horário do almoço de domingo. Em seguida, uma grande área da costa foi alvo de buscas.

Falando à BBC, Dawn Petrie, da Guarda Costeira de Belfast, afirmou que o surfista "fez a coisa certa ao permanecer com sua prancha".

"Ele também estava com as roupas certas, inclusive um traje de neoprene grosso. Tudo isso provavelmente o ajudou a sobreviver por tanto tempo."