UOL Esporte Últimas Notícias
 
23/03/2011 - 08h09

Morre o peruano Soriano, lendário goleiro do River Plate

Buenos Aires, 23 mar (EFE).- O ex-jogador peruano José Soriano, goleiro do River Plate entre 1944 e 1946, morreu nesta terça-feira em um hospital de Buenos Aires aos 93 anos, após passar por uma cirurgia no quadril.

Soriano foi destaque do elenco do River que ficou eternizado como 'La Máquina', pela qualidade dos atacantes Muñoz, Moreno, Pedernera, Labruna e Loustau.

Nascido em abril de 1918 na cidade de Lambayeque, José Eusebio Soriano Barco foi goleiro da seleção peruana que participou da Copa América do Uruguai de 1942, mas nunca integrou um time da Primeira Divisão do Peru.

Após sua elogiada atuação na Copa América, foi levado à Argentina ao fechar contrato com o Banfield, sendo em seguida transferido ao River Plate, com o qual se sagrou campeão do Campeonato Argentino em 1945.

Disputou 71 jogos pelo River e ainda dez outros com o Atlanta em 1947. Aposentou-se do futebol profissional aos 29 anos.

Soriano chegou a receber proposta para adquirir nacionalidade argentina e jogar pela seleção do país, mas recusou.

A imprensa de Buenos Aires o identificou como 'Cavalheiro do Esporte' pela exemplar conduta dentro e fora de campo. Também fez parte do sindicato de futebol Jogadores Argentinos Agremiados (FAA).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host