Topo

Esporte

Brasil arrasa Panamá e passa em primeiro para as oitavas do Mundial sub-20

05/08/2011 00h03

Barranquilla, 4 ago (EFE).- Sem encontrar resistência de um adversário abaixo da crítica, o Brasil fez 4 a 0 no Panamá nesta quinta-feira, em Barranquilla, e garantiu a primeira colocação do grupo E na passagem para as oitavas de final do Mundial sub-20.

Os gols foram marcados por Henrique, Philippe Coutinho - dois - e Dudu. Nas oitavas de final, o Brasil enfrentará Arábia Saudita ou Nigéria, que jogarão no sábado para decidir a liderança do grupo D.

O Brasil mostrou quem mandaria no jogo logo aos 2 minutos, quando Casemiro arriscou de longe e assustou o goleiro Mejía. Aos 5, a bola sobrou para Danilo na pequena área depois de cobrança de escanteio, mas o jogador do Santos perdeu.

A pressão seguiu implacável, e o Brasil só não abriu o placar aos 17 por capricho. Depois de boa trama com William José e Casemiro, Henrique recebeu na área, tirou o zagueiro e chutou na trave. Mesmo encolhido, o Panamá chegou com perigo três minutos depois, quando Cordero ganhou da zaga brasileira e bateu com perigo para fora.

Com o atacante Dudu no lugar do volante Fernando, que saiu machucado, o Brasil ficou aberto e passou a se oferecer aos contra-ataques panamenhos. Aos 23, o Brasil chegou a levar o gol, mas foi salvo pelo impedimento marcado - corretamente - pelo árbitro.

Na resposta, um minuto depois, Henrique desviou cruzamento na pequena área e conseguiu perder gol feito. Com muito preciosismo e um toque de soberba, o Brasil perdia chances claras em sequência. Aos 30, Philippe Coutinho recebeu cara a cara com Mejía e não conseguiu fazer o gol. Dois minutos depois, foi a vez de Oscar não ter tranquilidade para marcar, mesmo com Mejía já fora do lance.

Aos 34, Oscar cobrou falta muito bem e o goleiro panamenho tirou de quase dentro do gol. O gol, já bastante maduro, enfim saiu aos 39. Oscar fez boa jogada já dentro da área, tirou um zagueiro e o goleiro e rolou para Henrique marcar. Seis minutos depois, foi a vez de Philippe Coutinho ir às redes. O ex-jogador do Vasco recebeu de Henrique na marca do pênalti e bateu no canto para fazer o segundo.

O Brasil voltou do intervalo já assustando. Aos 3 minutos, Oscar bateu falta na área e Casemiro cabeceou no travessão. Na continuação do lance, Henrique perdeu após finalizar de voleio. Quatro minutos depois, Philippe Coutinho fez o terceiro. O camisa 10 do Brasil recebeu na área, tirou dois zagueiros do lance e bateu no cantinho de Mejía para marcar um bonito gol.

Aos 10, Gabriel Silva desceu pela esquerda e cruzou na área. A zaga panamenha tentou afastar e a bola acabou tocando na trave antes de sair. Enfrentando uma zaga de baixíssimo nível, os brasileiros criavam e perdiam oportunidades em profusão.

Com o Brasil satisfeito com o resultado e esbanjando preciosismo, o Panamá foi com tudo em busca do gol de honra. Aos 38 minutos, Waterman recebeu em boas condições e finalizou com grande perigo. Um minuto depois, o mesmo Waterman apareceu sozinho na área brasileira e bateu no travessão de Gabriel.

Após os dois sustos, o Brasil resolveu ir ao ataque novamente para mostrar quem era o dono do jogo. Aos 44, Henrique achou Dudu sozinho na área, e o atacante do Cruzeiro não desperdiçou: 4 a 0 e fim de papo.

Mais Esporte