Topo

Esporte

Tetracampeã dos X Games, esquiadora canadense Sarah Burke morre nos EUA

19/01/2012 21h17

Redação Central, 19 jan (EFE).- A canadense Sarah Burke, especialista em esqui freestyle e que venceu em quatro oportunidades (2007, 2008, 2009 e 2011) os Winter X Games, morreu nesta quinta-feira em consequência dos ferimentos sofridos após um grave acidente durante os treinos da última terça-feira, no Park City (Utah, EUA).

Sarah, de 29 anos, era considerada uma das principais favoritas ao ouro olímpico na modalidade para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão em Sochi (Rússia), em 2014.

A atleta sofreu uma forte queda no 'pipe' do Park City, o que levou a um rompimento da artéria vertebral e, como consequência disso, a várias hemorragias internas no crânio.

Apesar de ter passado por cirurgia na quarta-feira, no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, Sarah sofreu danos cerebrais irreversíveis devido à falta de sangue e oxigênio provocados pela parada cardíaca sofrida.

Uma das primeiras a lamentar morte da canadense foi a americana Julia Mancuso, campeã olímpica no slalom gigante nos Jogos de Turim, em 2006, e medalhista de prata no downhill e no combinado em Vancouver, quatro anos depois.

"Muito triste pela notícia sobre Sarah Burke", escreveu Mancuso em sua conta no Twitter. "Descanse em paz. Meus pensamentos e orações vão para sua família e amigos e a comunidade do esqui", acrescentou.

Mais Esporte