Topo

Esporte


Bola oficial do futebol na Olimpíada de Londres é apresentada com detalhes em rosa e azul

EFE
"The Albert" foi lançada em cidade inglesa que será sede de jogos da Olimpíada Imagem: EFE

Da EFE, em Londres

05/03/2012 15h46

A organização dos Jogos Olímpicos de Londres apresentou nesta segunda-feira, em Coventry, a bola oficial da competição de futebol, batizada como "The Albert", em alusão à famosa casa de espetáculos The Albert Hall.

FÍSICOS DESVENDAM "MISTÉRIO DA JABULANI" E GOL PERDIDO POR DEIVID

  • André Portugal/VIPCOMM

    Você se lembra da Jabulani? A bola da Copa do Mundo de 2010 ficou famosa por seus efeitos malucos, que goleiro nenhum entendia. E, certamente, ouviu falar do gol que o atacante Deivid, do Flamengo, perdeu há alguns dias na final da Taça Guanabara.

    O que os dois têm em comum? A explicação para os dois fenômenos está na física ? mesmo que a explicação para um deles não seja, exatamente, a que todos procuram.

De cor branca e decorada com o logotipo de Londres-2012 em rosa e azul, a bola, desenhada pela Adidas, será utilizada pela primeira vez no dia 25 de julho na partida de abertura do torneio, em Cardiff, no País de Gales.

A Adidas manteve no modelo os painéis triangulares da "Jabulani", a bola oficial da Copa do Mundo de 2010, mas o equipou com tecnologia térmica para garantir uma trajetória estável e evitar as estranhas mudanças de direção de sua antecessora.

Cada um desses painéis é recoberto por um material aderente que melhora o contato entre as chuteiras e a bola e garante um melhor controle, segundo a empresa alemã.

Além disso, a superfície da "The Albert" foi fabricada com um tecido que a protege da perda de pressão e da absorção de água.

A novidade foi apresentada nesta segunda em Coventry, uma das sedes do torneio de futebol, com a presença do meia inglês Tom Cleverley, do Manchester United. Um dos possíveis convocados da seleção britânica para os Jogos Olímpicos, ele destacou que a bola tem "um nome único e uma identidade chamativa".

"Nunca tinha visto uma bola como esta. Realmente vai se destacar no campo. Tem aparência jovem, e é disso que se trata o evento", disse o meia inglês.

O nome do modelo, "The Albert", foi escolhido pela Adidas entre aproximadamente 12 mil propostas enviadas por britânicos em um concurso realizado no ano passado.

Robert Ashcroft, um inglês de 43 anos que propôs o nome, explicou na apresentação que queria fazer um trocadilho entre a bola "The Albert Ball" e a casa The Albert Hall.

Mais Esporte