Topo

Torcedores do Fenerbahce brigam com policiais, mas veem Galatasaray ser campeão após 4 anos

Torcida do Fenerbahce arremessou assentos e sinalizadores sobre a polícia turca - REUTERS/Osman Orsal
Torcida do Fenerbahce arremessou assentos e sinalizadores sobre a polícia turca Imagem: REUTERS/Osman Orsal

Das agências internacionais

Em Instambul (Turquia)

12/05/2012 15h54

Depois de quatro anos, o Galatasaray conseguiu sagrar-se campeão turco ao empatar neste sábado com o rival Fenerbahce por 0 a 0, no estádio Sükrü Saraçoglu. A partida foi tensa e após o apito final os torcedores entraram em conflito com os policiais.

As duas equipes iniciaram o quadrangular final que decidiria o título separados por cinco pontos, mas o 'Fener' conseguiu tirar os nove pontos de vantagem do Galatasaray e chegou para o clássico a um ponto do rival, precisando de uma vitória em casa para ficar com o troféu.

Houve muita tensão, mas pouco futebol bem jogado. Os anfitriões viram sua situação se complicar aos 21 minutos do segundo tempo, com a expulsão de Issiar Dia. Aos 36, Ujfalusi também recebeu o vermelho, deixando a partida em dez contra dez, mas não suficiente para que o time dos brasileiros Fabio Bilica, Cristian e Alex vencesse.

Assim, o Galatasaray, que teve o volante Felipe Melo entre os titulares, igualou o número de títulos do rival (18) e se garantiu na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões, enquanto o 'Fener' terá que passar pela fase preliminar.

"Merecíamos este título, por tudo que jogamos e pelo tempo que lideramos a competição. Foi muito difícil na partida decisiva, pois tivemos que segurar o ímpeto do nosso maior rival, na casa deles e com a presença somente da torcida adversária no estádio”, destacou.

Terceiro colocado, o Besiktas disputará a Liga Europa, assim como o Trabzonspor, quarto, e o Bursaspor, que levou a melhor no outro quadrangular.