Topo

Para Massa, episódio "Alonso is faster than you" foi o pior na Ferrari

21/11/2013 19h10

São Paulo, 21 nov (EFE).- Vivendo seus últimos dias como piloto da Ferrari, o brasileiro Felipe Massa recordou nesta quinta-feira alguns momentos vividos na escuderia italiana e revelou que considera o pior deles o fato de ter tido que abrir passagem para o companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, durante o GP da Alemanha de 2010.

"Acho que definitivamente o acidente (em 2009) não foi um episódio muito bom, e talvez a corrida de Hockenheim, em 2010, tenha sido (o pior momento). Foi muito ruim. Um dia ruim para todos", disse Massa em entrevista coletiva em Interlagos, onde no próximo domingo será disputado o Grande Prêmio do Brasil, o último da temporada 2013 da Fórmula 1.

Durante a prova em Hockenheim há três anos, Massa, que liderava, ouviu do rádio uma ordem para deixar o espanhol passar. A frase usada pelo engenheiro do brasileiro, Rob Smedley, para exigir a troca de posições se tornou emblemática e é lembrada até hoje: "Alonso is faster than you" ("Alonso está mais rápido que você").

O acidente a que o vice-campeão de 2008 se referiu foi o ocorrido durante o treino oficial do GP da Hungria de 2009. Na ocasião, ele foi atingido por uma mola que se soltou da Brawn de Rubens Barrichello, bateu forte e ficou de fora do restante da temporada.

No entanto, Massa também tem grandes recordações dos oito anos em que foi piloto da Ferrari. A melhor delas, segundo ele, foi a vitória em Interlagos em 2006, a primeira de um competidor local no circuito em 13 anos.

"Diria que o momento mais feliz foi a primeira vez que venci no Brasil, em 2006, com macacão verde e amarelo. Todos sabemos o quanto é importante o Brasil vencer em casa. (Ayrton) Senna ficava mais feliz por vencer no Brasil do que conquistar um título. Veja como é importante um brasileiro vencer aqui", comentou.

Mais cedo, durante evento publicitário, o piloto de 32 anos, que em 2014 se transferirá para a Williams, vangloriou-se do fato de não precisar pagar para correr.

"Não sei como deveria descrever essa situação por se tratar de uma palavra bastante forte, mas a palavra é 'prostituição', e não precisar fazer isso é meu maior orgulho. Ajudar com patrocinadores é algo lógico, mas não serei uma prostituta", comemorou.

"Por tudo o que passei e tudo o que alcancei, não faz sentido pagar para correr", completou Massa, que revelou que antes de assinar com a Williams foi procurado por Lotus e Force India.