Esporte

Presidente do Porto é acusado por contratação de serviço de segurança ilegal

04/01/2016 16h01

Lisboa, 4 jan (EFE).- O presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, foi acusado formalmente em um processo que investiga a prestação de serviços ilegais de segurança privada e que envolve outras 56 pessoas, informou nesta segunda-feira a Procuradoria-Geral da República de Portugal.

Em comunicado, a Procuradoria explicou que Pinto da Costa teria cometido o crime de "exercício ilícito de atividades de segurança privada", o mesmo delito pelo qual também foi acusado o diretor-geral do Porto, Antero Henriques.

O núcleo da chamada "Operação Fênix" é a empresa Segurança Privada e Vigilância e Eventos (SPDE), cujo proprietário, Eduardo Silva, foi detido em julho de 2013. Ele e outros 12 funcionários da companhia seguem em prisão preventiva.

Segundo a Procuradoria, Silva organizou uma estrutura que recorria à intimidação e à força física para dominar o mercado da segurança privada nos estabelecimentos de lazer noturno em vários pontos do país. A empresa também oferecia ilegalmente serviços que garantiam a cobrança de dívidas por meio de ameaças e violência.

Entre os crimes investigados na operação estão associação criminosa, extorsão, coação e ofensas graves à integridade física.

Apesar de a Procuradoria não ter dado mais detalhes sobre o envolvimento de Pinto da Costa na "Operação Fênix", a imprensa portuguesa revelou que o presidente do Porto contratou ilegalmente a empresa investigada para sua segurança privada e também para o Estádio do Dragão.

Além disso, Pinto da Costa teria utilizado a companhia para vigiar a vida dos jogadores do time principal do Porto fora dos gramados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo