Esporte

Sporting defende ponta do Português atento à ameaça do vice-líder Porto

05/01/2016 17h06

Lisboa, 5 jan (EFE).- O Sporting defende nesta quarta-feira a liderança do Campeonato Português contra o Vitória de Setúbal, quinto colocado, fora de casa, sem perder de vista o vice-líder Porto, que recebe no mesmo dia o Rio Ave e tentará se recuperar da derrota para o rival de Lisboa na última rodada da competição.

A equipe do técnico Jorge Jesus entra na 16ª rodada empolgada após vencer os 'Dragões' por 2 a 0, com gols do argelino Islam Slimani, no último sábado. Com o triunfo em casa, o Sporting chegou aos 38 pontos, ultrapassando e abrindo dois de vantagem para o Porto.

O líder visitará o Vitória de Setúbal que, apesar da quinta colocação, não tem um bom retrospecto dentro de seus domínios. Foram oito jogos até então, com uma vitória, seis empates e uma derrota.

Jesus segue sem poder contar com o atacante colombiano Teófilo Gutiérrez e com o zagueiro português Tobias Figueiredo, que continuam no departamento médico.

Porém, já estão disponíveis e inscritos na competição os dois primeiros reforços de inverno da equipe: o zagueiro holandês Marvin Zeegelaar e o meia brasileiro Bruno Cesar, ex-Corinthians e Palmeiras, contratado junto ao Estoril. Ambos, inclusive, podem estrear com a camisa do Sporting em Setúbal.

Questionado após a derrota para os 'Leões', apesar de ser o primeiro tropeço da equipe no Português, o Porto recebe o Rio Ave, sétimo colocado na tabela, no Estádio do Dragão, sem margem para cometer mais erros.

Além do revés na principal competição do país, os 'Dragões' também perderam a última partida da Taça da Liga de Portugal, contra o Marítimo, em casa, por 3 a 1, o que complica as chances de classificação às semifinais da competição. Para piorar, o clube ainda foi eliminado precocemente na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Porto é o único dos três grandes de Portugal que não concretizou nenhuma contratação até o momento na janela de inverno do mercado europeu. Apesar da ausência de reforços, o técnico espanhol Julen Lopetegui terá praticamente força máxima contra o Rio Ave. A única dúvida é o espanhol Alberto Bueno, que se recupera de lesão e treinou separado do grupo durante a semana.

"Queremos e precisamos vencer, pois temos que nos levantar rápido e olhar em frente para o que vem aí. Tentaremos preparar o jogo da melhor maneira possível e precisamos nos concentrar frente a uma equipe que está fazendo uma grande temporada, orientada por um treinador pelo qual tenho um grande apreço. Seja como for, é um jogo que temos de ganhar", afirmou Julen Lopetegui em entrevista coletiva prévia à partida.

Quem observa com interesse a briga entre Sporting e Porto é o Benfica, terceiro colocado na competição, a quatro pontos do líder. A equipe, que conquistou os dois últimos títulos do Português, tenta se manter viva na briga pelo tricampeonato e recebe o Marítimo, também na quarta-feira.

As 'Águias' querem confirmar a recuperação na competição protagonizada nas últimas rodadas, após ter chegado a ficar a sete pontos da liderança. E, na teoria, tem o adversário mais fácil entre os rivais, já que o Marítimo ocupa a décima posição.

O técnico Rui Vitória, porém, precisa lidar com lesões importantes. Estão fora o zagueiro brasileiro Luisão, o meia argentino Eduardo Salvio e o defensor português Nelson Semedo.

A esperança do Benfica está no atacante Jonas, ex-Grêmio e Santos, artilheiro do Português com 13 gols, a frente dos 10 de Slimani e dos nove marcados por Suk Hyun-jun, do Vitória de Setúbal, especulado no Porto e no Sporting.

Já longe da briga por título, o quarto colocado Braga, a 12 pontos do Sporting, recebe o Académica, na 16ª posição no Português, e que ainda não conseguiu vencer fora de casa.



Programação da 16ª rodada do Campeonato Português:.

Quarta-feira.

União da Madeira - Boavista

Arouca - Estoril.

Tondela - Paços de Ferreira.

Moreirense - Vitória de Guimarães.

Belenenses - Nacional.

Braga - Académica.

Benfica - Marítimo.

Porto - Rio Ave.

Vitória de Setúbal - Sporting.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo