Esporte

Presidente da Concacaf aceita ser extraditado aos EUA

06/01/2016 14h24

Genebra, 6 jan (EFE).- O presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa, Alfredo Hawit, detido há um mês na Suíça, aceitou nesta quarta-feira ser extraditado para os Estados Unidos, onde é acusado de envolvimento no escândalo de corrupção da Fifa.

Pesa contra Hawit, que também é mandatário da Federação de Futebol de Honduras (Fenafuth), a acusação de ter aceitado propina de milhões de dólares empresas de comercialização esportivas na venda dos direitos de comercialização para a difusão de torneios de futebol na América Latina.

O dirigente foi detido em Zurique em 3 de dezembro, conforme solicitação procedente dos EUA, e desde então permaneceu preso na cidade. Em uma primeira audiência, o hondurenho havia se mostrado contrário à extradição, o que levou o Ministério da Justiça da Suíça a pedir a Washington uma solicitação formal.

No entanto, em interrogatório nesta quarta, Hawit declarou estar de acordo com a mudança de país, o que permitiu ao Ministério autorizar a extradição por meio de um procedimento simplificado. Segundo a legislação suíça, ele será entregue no prazo de dez dias a uma escolta policial americana para ser levado aos EUA. A data exata não será relevada por motivos de segurança.

Poucas horas depois da detenção do presidente da Concacaf, os EUA pediram também a extradição do ex-presidente hondurenho e ex-presidente da Fenafuth Rafael Ruelas, também por envolvimento no escândalo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo