Topo

Price volta a ganhar, mas Gonçalves mantém liderança nas motos no Dacar

08/01/2016 19h15

Buenos Aires, 8 jan (EFE).- O australiano Toby Price (KTM) venceu nesta sexta-feira pelo segundo dia consecutivo uma etapa do Rali Dacar nas motos, desta vez a sexta, em Uyuni, na Bolívia, e ficou apenas 35 segundos atrás do português Paulo Gonçalves (Honda) na classificação geral.

Como aconteceu ontem, Price mostrou estar em um grande momento e chegou em primeiro com um tempo de 5h51min48s, com 1min05 de vantagem sobre o austríaco Matthias Walkner (KTM), segundo colocado, e 1min12 à frente de Gonçalves, o terceiro.

O espanhol Joan Barreda (Honda), que chegou a liderar na soma dos tempos ao fim da terceira etapa e nas duas seguintes venceu, mas acabou perdendo os triunfos por punições por excesso de velocidade em áreas com limitação, hoje sofreu com problemas mecânicos. Ele, que estava em quarto, perdeu mais de duas horas para tentar resolvê-los com a ajuda do italiano Paolo Ceci, caiu para 71º no geral e deu adeus ao sonho de conquistar o título.

Uyuni parece ser o calvário do espanhol, pois no ano passado, também depois de um bom começo no rali, ele sofreu a quebra de seu guidom na ida rumo à cidade boliviana e problemas em sua moto devido ao acúmulo de sal no retorno a Iquique, tendo que ser rebocado pelo chileno Jeremías Israel, ex-companheiro de equipe.

Quem se despediu do Dacar hoje foi o português Ruben Faria (Husqvarna), que caiu e sofreu uma fratura no punho. Ele recebeu ajuda do espanhol Gérard Farrés (KTM), 15º colocado na classificação geral, que parou para atendê-lo.

"Estive com ele acompanhando sua dor porque é ruim quando um companheiro se machuca. Além disso, é muito difícil voltar à competição durante uma etapa como a de hoje, que foi longa e muito dura", disse Farrés ao chegar ao acampamento da competição em Uyuni.

"Por sorte pudemos ativar o socorro, e o helicóptero médico veio para ajudá-lo", acrescentou o piloto.