Topo

Tour de France começará com contrarrelógio em Düsseldorf em 2017

14/01/2016 14h22

Paris, 14 jan (EFE).- A primeira etapa do Tour de France de 2017 será um contrarrelógio de 13 quilômetros em percurso totalmente plano pelas ruas da cidade alemã de Düsseldorf, divulgaram os organizadores nesta quinta-feira.

Acompanhado do prefeito local, Thomas Geisel, o diretor do Tour, Christian Prudhomme, agradeceu às autoridades por terem aceitado receber a largada da prova depois da desistência de Londres.

Prudhomme afirmou que a segunda etapa também partirá de Düsseldorf e que em seus primeiros 50 quilômetros atravessará o vale de Neander, onde foram encontrados os restos mortais do Neanderthal, mas não revelou onde ficará a linha de chegada.

Inicialmente, Düsseldorf seria o ponto de partida do Tour de 2018, mas a capital britânica não confirmou seu compromisso para o ano que vem. Por isso, os organizadores pediram aos alemães que já dessem a largada um ano antes.

Na visão de Prudhomme, a antecipação premia o bom momento atravessado pelo ciclismo alemão, o que mais vitórias teve em etapas da prova nos últimos anos. Colaboram para esse domínio os sprints de André Greippel e Marcel Kittel e a força no contrarrelógio de Toni Martin, camisa amarela em 2015.

Também servirá, segundo o diretor do evento, para demonstrar o compromisso das autoridades alemãs na luta contra o doping, após anos nos quais os escândalos fizeram inclusive com que os canais de televisão do país deixassem de transmitir o Tour ao vivo.

A prova voltará à Alemanha 30 anos depois de ter tido largada em Berlim. "Aconteceram muitas coisas desde então. O Tour é uma prova pioneira", destacou o dirigente.