Esporte

Após escândalo de doping, Federação Russa de Atletismo tem novo presidente

16/01/2016 16h09

Moscou, 16 jan (EFE).- O ministro de Esportes da região russa de Samara, Dmitry Shlyakhtin, foi eleito neste sábado por unanimidade presidente da Federação Russa de Atletismo (FRA), suspensa pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) por recomendação da Comissão Independente da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Shlyakhtin, que também é presidente do diretório do clube de futebol Krylia Sovetov, substitui Valentin Balakhnichev, banido do esporte há uma semana por fazer vista grossa ao doping sistemático no país.

"A tarefa está clara: devolver o atletismo (russo) ao âmbito internacional e recuperar a confiança da Federação Internacional de Atletismo e da Agência Mundial Antidoping", disse o novo mandatário da FRA após ter sido eleito, segundo a agência "Interfax".

A IAAF suspendeu a Federação Russa em novembro, depois que a Wada publicou um amplo relatório sobre práticas de doping e ocultação de resultados positivos no atletismo do país.

Uma comissão independente da agência acusou a Rússia de um esquema de encobrimento de positivos, extorsão dos atletas, pagamento de propina e destruição de provas sobre o consumo de substâncias proibidas com a conivência do Ministério de Esportes e o Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB).

"Shlyakhtin tem a experiência necessária em tarefas organizativas. A situação é crítica, mas confio que juntos poderemos sair dessa situação", comentou o ministro de Esportes russo, Vitaly Mutko.

O ex-presidente da Wada Richard Pound, que dirige a comissão independente, declarou que a Rússia ainda tem tempo para realizar as mudanças necessárias para que seus atletas possam competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo