Esporte

Comitê Rio 2016 garante ter "contas em ordem" após corte de despesas

19/01/2016 16h51

São Paulo, 19 jan (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira que conseguiu ficar com as contas em ordem depois de ter cortado despesas e reduzido vários serviços para conseguir seguir a verba fixada em R$ 7,4 bilhões.

O diretor-executivo de comunicações do comitê, Mario Andrada, disse em entrevista coletiva em São Paulo que a organização chegou a um "orçamento sustentável e equilibrado", mas reconheceu que ainda estão buscando patrocinadores para acabar de cobrir os custos. No entanto, ele rejeitou esclarecer de quanto foi a redução.

"É difícil dizer de quanto é o corte nas despesas, já que vai de acordo com as necessidades e a variação cambial, mas todas as estruturas temporárias sofreram racionalização", declarou Andrada.

Uma das medidas adotadas para ajustar os importes foi a redução de 70 mil para 50 mil no número de voluntários, o que, segundo o diretor, torna o treinamento mais simples, barato e fácil. Também foi reduzido o número de eventos-teste com público antes dos Jogos.

O Comitê Organizador também decidiu não construir as arquibancadas flutuantes da lagoa Rodrigo Freitas, onde serão disputadas as provas de canoagem e remo e que foi foco de polêmica pela poluição de água.

Também em referência à área sanitária, Andrada destacou que todos os locais de competição estão sendo inspecionados diariamente para evitar a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus e do vírus da dengue. "As equipes de segurança estão atuando para minimizar os riscos, e durante os Jogos talvez haja inspeções com mais frequência", disse.

O diretor acrescentou que a organização confia na chegada do inverno e na consequente redução das temperaturas para diminuir a presença do mosquito no país.

Por fim, o representante também anunciou que nesta semana o comitê colocará à venda um novo lote de 500 mil ingressos por causa da finalização de alguns estádios. No lote, haverá entradas para as cerimônias de abertura e encerramento.

Segundo Andrada, já foram vendidos 74% do total de entradas disponíveis, mas a demanda para as provas Paralímpicas continua sendo menor do que o esperado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo