Esporte

Empresários peruanos temem que Lima perca Pan de 2019 por atrasos em obras

22/01/2016 19h16

Lima, 22 jan (EFE).- O presidente do Birô de Convenções e Turismo de Lima, o empresário Carlos Canales, afirmou nesta sexta-feira que o setor está "profundamente preocupado" com a possibilidade de o Peru perder a chance de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2019 por causa do atrasos das obras para o evento.

Durante o fórum "Política Esportiva e Planos de Ação dos Candidatos à Presidência - Rumo aos Jogos Pan-Americanos de 2019", Canales afirmou que até agora "não há nenhum avanço" nas infraestruturas esportivas do país.

"Até o momento, estamos no zero. E os representantes da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa) chegarão a Lima em meados de fevereiro para verificar o estado em que se encontram nossos equipamentos esportivos", alertou Canales.

O presidente do Birô de Convenções e Turismo de Lima disse que Chile e Venezuela estão à espera dos resultados da avaliação da Odepa após a visita de inspeção, com esperança de que a capital peruana possa ser substituída como sede do Pan de 2019.

Canales indicou que essa é uma questão política do governo, que tomar as medidas necessárias para iniciar as obras e evitar uma eventual mudança de sede por parte da Odepa. Devem ser remodeladas 18 instalações esportivas de Lima e construídas outras 28.

Além disso, Canales afirmou que o novo governo que será eleito em agosto após as eleições gerais deve "se comprometer seriamente com a Odepa para que eles possam nos dar uma última oportunidade".

"O evento criaria 10 mil empregos e geraria US$ 250 milhões para a economia de Lima. Uma grande porcentagem seria destinada ao setor do turismo - hotéis, restaurantes, serviços, artesanato e transporte, entre outros", explicou o empresário.

O Peru prometeu um investimento de US$ 700 milhões em obras esportivas em Lima e no porto de Callao, que incluem a construção de ginásios poliesportivos, uma vila olímpica e a modernização do sistema de transporte, com a construção da segunda linha do metrô da capital peruana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo