Topo

Federação francesa apoia Infantino em detrimento de compatriota Champagne

29/01/2016 13h55

Paris, 29 jan (EFE).- A Federação Francesa de Futebol (FFF) informou nesta sexta-feira que votará no suíço Gianni Infantino na eleição para a presidência da Fifa, no próximo dia 26, apesar de um dos candidatos ao cargo ser o francês Jérôme Champagne, que conta com o apoio do governo de seu país e o da liga que organiza a principal divisão do futebol local.

O presidente da FFF, Noël Le Graët, declarou em comunicado que 11 dos 12 membros do Comitê Executivo expressaram apoio a Infantino, atual secretário-geral da Uefa.

Para Le Graët, Infantino tem "todas as qualidades necessárias para triunfar (à frente da Fifa), como a experiência, o talento, a força do trabalho e convicções".

Ele acrescentou que o suíço "tem um autêntico programa ambicioso que tem boa direção para o futebol e para as federações (nacionais)", já que visa "restaurar a imagem da Fifa e o desenvolvimento econômico e os valores educativos e solidários" do futebol.

"Gianni deseja preservar a democracia e a igualdade entre as 209 federações. É outro dos eixos de seus compromissos e de seu plano para o futuro da Fifa e do futebol", disse.

O apoio da FFF a Infantino foi anunciado um dia depois de Le Graët se reunir com Champagne em Paris.

Segundo o "Le Parisien", esse encontro acabou de forma abrupta, depois que Le Graët vetou que Champagne apresentasse seu programa ao Comitê Executivo da FFF.

O candidato francês conta com o respaldo do secretário de Estado para o Esporte da França, Thierry Braillard, e com o do presidente da LFP, Frédéric Thiriez.

Estes dois consideram que ter um francês à frente da Fifa pode ser benéfico para a candidatura de Paris à sede dos Jogos Olímpicos de 2024, já que o dirigente máximo da principal entidade do futebol mundial passaria a integrar o Comitê Olímpico Internacional (COI). EFE

lmpg/id