Esporte

Torcedores querem se tornar acionistas majoritários de clube croata

01/02/2016 14h52

Zagreb, 1 fev (EFE).- O tradicional clube croata Hajduk Split registrou em apenas um mês a adesão de aproximadamente 15 mil novos sócios, em uma tentativa dos torcedores de se tornarem acionistas majoritários da equipe, informou a emissora local "N1" nesta segunda-feira.

"É uma notícia fenomenal que comprova a ambição dos torcedores do clube de tomar a parte majoritária da propriedade do clube. Isso será o futuro do Hajduk", afirmou o presidente do Conselho de Administração do clube, Ljubo Pavasovic.

De acordo com o dirigente, o Hajduk conseguiu sair do prejuízo no ano passado, após beirar a quebra ao longo das quatro últimas temporadas.

O Hajduk, clube "pelo qual se vive", segundo um dos slogans de sua torcida, atravessava uma grande crise, até que a prefeitura de Split, atual acionista majoritária, com 56% das ações, permitiu há dois anos que os torcedores escolhessem o Conselho, que conseguiu estabilizar a situação financeira.

Como segundo passo, no fim do ano passado, uma associação de torcedores iniciou uma campanha para transformar o Hajduk em um "clube popular", de modo que os torcedores se tornem proprietários da maior parte das ações do clube.

"É diferente quando pessoas que amam o clube influenciam diretamente sobre a direção. Não é como quando alguém vem de outra parte e só se preocupa com seus interesses particulares", afirmou um torcedor em declarações à "N1".

O plano, que parece ter amplo apoio entre os sócios, consiste em que as cotas para a afiliação sejam tratadas como um empréstimo que será convertido em atividades e jogadores, e que depois poderão se transformar em ações do clube.

O Hajduk, fundado em 1911 e eterno rival do Dínamo Zagreb, o principal clube croata, foi seis vezes campeão da Croácia, a última vez em 2005.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo