Topo

Conmebol reduz punições por causa de centenário e beneficia Boca Juniors

02/02/2016 16h45

Assunção, 2 fev (EFE).- A Conmebol anunciou nesta terça-feira uma anistia geral a jogadores e clubes punidos anteriormente, apontando o centenário da entidade como justificativa, em medida que beneficiou, principalmente, o Boca Juniors, que teria que disputar oito partidas sem qualquer torcedor, dentro ou fora de casa.

De acordo com comunicado, as suspensão a jogadores e técnicos serão automaticamente reduzidas pela metade. Já o que diz respeito aos clubes, em casos de impedimento de uso de estádio ou acesso de torcedores, terá redução de dois terços.

A decisão não vale para penas impostas por doping, agressões a árbitros, racismo e discriminação, manipulações de resultados, ou corrupção.

No caso do Boca Juniors, o clube teria que ficar quatro jogos em casa e outros quatro fora, por causa dos incidentes registrados na partida com o River Plate, pela volta das oitavas de final da última edição da Taça Libertadores.

Com a medida, a punição valerá apenas para os dois primeiros compromissos na competição continental, contra Deportivo Cáli, na Colômbia, e o vencedor de Puebla e Racing, na Argentina, já considerado o arredondamento para baixo da redução, como previsto na circular da Conmebol.

Ainda na medida anunciada hoje, a entidade explicou que, em nenhum caso, haverá anulação ou extinção dos antecedentes dos alvos de punição, que seguirão podendo ser utilizados no futuro, para indicar agravamento ou reincidência nas ações.