Esporte

Ex-empresário de Figo e Jardel é detido em Portugal por suspeita de corrupção

03/02/2016 13h21

Lisboa, 3 fev (EFE).- Ex-empresário de Luís Figo, Jardel, entre outros, José Veiga foi preso nesta quarta-feira em Portugal, em uma operação de combate a crimes de corrupção em comércio internacional, lavagem de dinheiro e fraude fiscal.

Além do agente, que chegou a ser diretor de futebol do Benfica entre 2004 e 2006, também foram detidos o advogado Paulo Santana Lopes, irmão do ex-primeiro-ministro português, Pedro Santana Lopes, além de uma advogada, que não teve a identidade revelada.

A deflagração da operação, denominada "Rota do Atlântico", foi confirmada pela promotoria do país, enquanto os nomes de Veiga e Lopes foram divulgados pela Polícia Judiciária de Portugal.

O empresário, de 52 anos, trabalhou com importantes nomes do futebol português, como, além de Figo e Jardel, que fez sucesso no Porto e Sporting, Nuno Gomes, Fernando Couto, Paulo Sousa.

A transferência de Figo do Barcelona e Real Madrid em 2000, com pagamento da cláusula de rescisão por parte do time da capital, em valores atuais de 60 milhões de euros (R$ 261,75 milhões), foi liderada por Veiga, que acabou ganhando notoriedade na época.

Em janeiro, a imprensa portuguesa veiculou que o empresário estava a frente de um consórcio de investigadores que pretendiam comprar o o Banco Internacional de Cabo Verde, pertencente ao Novo Banco (antigo BES).

O Ministério Público informou que os envolvidos no suposto esquema também são suspeitos de tráfico de influência e de ter participado de negociação de compra e venda de ações irregulares em vários continentais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo