Esporte

Com novo formato, Campeonato Argentino terá pontapé inicial nesta sexta-feira

04/02/2016 14h00

Buenos Aires, 4 fev (EFE).- O Campeonato Argentino começará nesta sexta-feira, mais uma vez com 30 participantes, mas em um torneio de tiro curto, sendo disputado até maio, para haver nova adequação ao calendário europeu, em que o Boca Juniors defenderá o título obtido no ano passado.

Diferente da edição encerrada em dezembro, haverá divisão em dois grupos e não um turno único em sistema de todos contra todos. Os times jogarão 14 vezes dentro da chave e mais duas encarando um rival pré-determinado da outra, em confrontos decididos tendo como base as rivalidades locais, como Boca Juniors e River Plate, Racing e Independiente, Rosario Central e Newells' Old Boys, entre outros.

Na primeira rodada, o atual campeão, que está no grupo 2, estreará em visita ao Temperley, neste sábado. A equipe tem como principal novidade o atacante Pablo Osvaldo, que volta ao clube depois de passagem apagada pelo Porto.

O River Plate, vice-campeão mundial, está no grupo 1, e dará seu pontapé inicial na competição neste domingo, quando receberá o Quilmes. Segundo colocado no último Argentino, o San Lorenzo é companheiro de chave dos 'Millonarios', e faz o primeiro jogo no sábado, contra o Patronato, fora de seus domínios.

Dos demais argentinos que participarão da fase de grupos da Taça Libertadores, o Rosario Central também está no grupo 1, e estreia nesta sexta-feira, recebendo o Godoy Cruz.

O Racing, que nesta quarta-feira empatou fora de casa com o Puebla em 2 a 2, pela fase preliminar da competição continental, está no grupo 2, e começa a campanha visitando o Atlético Tucumán, campeão da segunda divisão no domingo.

O Huracán, que passou pelo Caracas por 1 a 0, também na primeira etapa da Libertadores, integra a chave do Boca, e estreia nesta sexta-feira, jogando em seus domínios com o Atlético Rafaela.

No campeonato, a 12ª rodada está reservada para os confrontos "interzonais", que a imprensa argentina tem chamado de rodada de clássicos. Os outros encontros entre os grupos das diferentes chaves são espalhados ao longo da competição, acontecendo em todas as rodadas.

Na jornada de abertura, será a vez de Aldovisi, do grupo 2, e Olimpo, do grupo 1, se enfrentarem.

Ao término das 16 rodadas, os campeões das chaves disputarão uma final, marcada para 29 de maio. Ambos estarão classificados para a Taça Libertadores de 2017, assim como os segundos colocados de cada grupo.

A equipe que ficar na última colocação no 'Promedio', classificação que leva em conta a média de pontos dos campeonatos de 2013/2014, 2014 e 2015, será rebaixada para a segunda divisão na edição seguinte do Argentino.



Programação da primeira rodada do Campeonato Argentino:.



Sexta-feira.

Banfield - Gimnasia La Plata.

Huracán - Atlético Rafaela.

Rosario Central - Godoy Cruz.

Sábado.

Aldosivi - Olimpo.

Argentinos Juniors - Tigre.

Patronato - San Lorenzo.

San Martín - Newell's Old Boys.

Temperley - Boca Juniors.

Domingo.

Defensa y Justicia - Unión.

Independiente - Belgrano.

River Plate - Quilmes.

Colón - Arsenal de Sarandí.

Atlético Tucumán - Racing.

Segunda-feira.

Estudiantes - Lanús.

Sarmiento - Vélez.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo