Esporte

Ícone da Bulgária na Copa de 94, ex-zagueiro Trifon Ivanov morre aos 50 anos

13/02/2016 13h35

Sófia, 13 fev (EFE).- O ex-zagueiro Trifon Ivanov, que fez parte do elenco que levou a Bulgária ao quarto lugar da Copa do Mundo de 1994, morreu neste sábado aos 50 anos, vítima de um infarto, anunciou a federação do país.

"Triste notícia: morreu Trifon Ivanov", lamentou a entidade, em texto publicado no site oficial.

O camisa 3 da seleção búlgara na Copa de 1994, com passagens por CSKA Sofia, Betis e Rapid de Viena, entre outros clubes, já havia sofrido com problemas cardíacos, antes de sofrer infarto em casa, na cidade de Veliko Tarnovo.

Firme na defesa, às vezes considerado excessivamente ríspido, Ivanov também chamava a atenção pelo visual, já que tinha cabelos cumpridos e barba. Por isso, era conhecido na Bulgária como "Lobo".

O zagueiro fez parte da geração de ouro do país, atuando ao lado de craques como Hristo Stoichkov, Krassimir Balakov, Emil Kostadinov, entre outros.

Na Copa de 1994, Trifon Ivanov disputou seis dos setes jogos da Bulgária, ficando fora só da partida contra o México, pelas oitavas de final, por estar suspenso, por acúmulo de cartões amarelos. Na campanha, a seleção do Leste Europeu venceu a Argentina na primeira fase, eliminou a Alemanha nas quartas e só caiu diante da Itália.

Na disputa do terceiro lugar, o zagueiro e os companheiros acabaram derrotados pela Suécia por 4 a 0, mas o melhor desempenho búlgaro na história dos Mundiais - que se mantém até hoje -, já estava garantido.

Em clubes, a maior temporada de Ivanov foi a de 1995/1996, quando ajudou o Rapid a conquistar o Campeonato Austríaco de 1996 e a ser vice-campeão da extinta Recopa Europeia. No mesmo ano, foi eleito o melhor jogador de seu país natal. Além disso, foi três vezes campeão búlgaro com o CSKA.

Pela seleção do Leste Europeu, jogou 76 partidas e marcou seis gols.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo