Topo

Comitê de Ética da Fifa multa e adverte Beckenbauer

17/02/2016 13h45

Redação Central, 17 fev (EFE).- O Comitê Independente de Ética da Fifa anunciou nesta quarta-feira uma advertência e multa ao ex-jogador alemão Franz Beckenbauer, que presidiu o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006.

O painel, presidido por Jack Kairko, decidiu pela punição após analisar as investigações realizadas por Vanessa Allard. O comitê independente considerou que o 'Kaiser' não cooperou nas investigações sobre a definição das sedes das Copas de 2018 e 2022, que acontecerão respectivamente na Rússia e no Catar, algo que foi pedido a ele reiteradas vezes.

O comitê alegou também que solicitou informações durante uma reunião pessoal e em documentos escritos apresentados em inglês ao alemão.

"O Sr. Beckenbauer, portanto, não se comportou de acordo com as normas de conduta aplicáveis aos funcionários de futebol no contexto das investigações, violando assim o artigo 13 do Código de Ética da Fifa", considerou.

Além disso, o organismo vê o dirigente alemão culpado de violar o artigo 18 (dever de informação, cooperação e apresentação de relatórios) e o 42 (obrigação geral de colaborar). Contudo, foi detalhado que posteriormente o ex-jogador demonstrou vontade de cooperar. Com isso, a punição, que entra em vigor nesta quarta-feira, foi convertida em advertência e muita de 7 mil francos suíços (R$ 28,2 mil).

O caso não tem a ver com os assuntos relacionados com a nomeação da Alemanha como sede da Copa de 2006.