Esporte

Circo vira alternativa para atletas de alto rendimento

18/02/2016 16h12

Carlota Ciudad.

Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- O circo está, cada vez mais, se tornando uma alternativa para atletas brasileiros de alto rendimento, seja os que buscam uma nova carreira após a aposentadoria, ou aqueles que pretendem tornar o repertório mais rico, fazendo atividade artística.

Acrobacias, malabarismos, equilibrismo, entre outras atividades, requerem meses de treino árduo, o que apaga qualquer lembrança mais infantil ligada ao circo, comumente ligado aos palhaços e outras figuras mais lúdicas.

No Brasil, a Escola Nacional de Circo, localizada no Rio de Janeiro, primeira instituição pública para ensino dessas artes, tem inúmeros atletas e ex-atletas inscritos, muitos da ginástica.

Para a ex-ginasta e ex-saltadora ornamental Danielle Robles, o circo permitiu que ela tivesse maior liberdade no desenvolvimento das habilidades físicas

"Quando competimos, somos, por assim dizer, marionetes. Você está sempre seguindo ordens, não tem liberdade para fazer o que quiser. Para chegar a perfeição é preciso praticar todos os dias", afirmou.

Robles, que chegou a fazer parte da seleção brasileira de saltos ornamentais, ficou fora da corrida por um lugar nos Jogos Olímpicos de 2016, e admitiu que teve que "aceitar uma decepção", após 15 anos se dedicando a modalidade.

O ex-ginasta Gabriel Costa, por sua vez, disse que a liberdade de movimentos é um diferencial importante do trabalho circense, e aproveitou para criticar as competições do esporte que começou a praticar há cinco anos, aos 16 anos.

"A ginástica está padronizada", afirmou o jovem, que não descartou, no entanto, voltar a participar de um evento oficial da modalidade.

Para o diretor da Escola Nacional, Carlos Viana, o que há de mais característico do circo é a capacidade de adaptação dos artistas, que precisam saber atuar em qualquer local, além da capacidade de se comunicar com o público.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo