Esporte

Gianni Infantino é o 9º presidente da história da Fifa

26/02/2016 15h10

Zurique, 26 fev (EFE).- O suíço Gianni Infantino foi eleito nesta sexta-feira o nono presidente da história da Fifa, durante o Congresso Extraordinário da organização realizado em Zurique, no qual venceu a disputa na segunda votação.

Infantino obteve 115 votos contra os 88 do xeque bareinita Salman bin al-Khalifa. A terceira posição ficou com o príncipe Ali Bin al-Hussein da Jordânia, com 4, e em último lugar apareceu o francês Jérôme Champagne, sem nenhum voto.

Infantino, além de nono mandatário eleito da Fifa, é o segundo suíço, depois de Joseph Blatter, que ocupou a função entre 1998 e 2015, sendo afastado por suspensão imposta pelo Comitê de Ética da federação internacional.



Confira a lista de presidentes da Fifa desde a fundação da entidade, em 1904:.



- Robert Guérin (França). Eleito em 23 de maio de 1904 em Paris, dois dias após a fundação da Fifa por federações: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.

- Daniel Burley Woolfall (Inglaterra). Eleito em junho de 1906 em Berna (Suíça). Após sua morte, em 1918, a presidência foi ocupada de forma interina pelo holandês Carl Anton Hirschmann.

- Jules Rimet (França). Eleito em 1920 na Antuérpia (Bélgica), primeiro de forma interina, até ser efetivado no cargo no dia 1º de março de 1921.

- Rodolphe Seeldrayers (Bélgica). Eleito em 21 de junho de 1954 em Berna (Suíça). Após sua morte, o inglês Arthur Drewry ocupou o cargo interinamente.

- Arthur Drewry (Inglaterra). Eleito em 9 de junho de 1956 em Lisboa (Portugal). Após sua morte, o suíço Ernst B. Thommen ocupou a presidência de forma interina.

- Stanley Rous (Inglaterra). Eleito em 28 de setembro de 1961 em Londres.

- João Havelange (Brasil). Eleito em 11 de junho de 1974 em Frankfurt (Alemanha). Deixou o cargo em 1998.

- Joseph Blatter (Suíça). Eleito em 8 de junho de 1998 em Paris e reeleito em 2002, 2007, 2011 e 2015. No dia 4 de junho de 2015, cinco dias após sua última reeleição, Blatter anunciou que colocaria o cargo à disposição após o FBI acusar vários dirigentes da entidade de corrupção.

Em outubro de 2015, a Câmara de Instrução do Comitê de Ética da Fifa suspendeu o suíço do cargo temporariamente. No dia 21 de dezembro, a Câmara de Resolução o baniu do futebol por oito anos ao entender que o pagamento de 2 milhões de francos suíços da Fifa para Platini em fevereiro de 2011, autorizado por Blatter, "não tinha base legal no acordo assinado por ambos os dirigentes em 25 de agosto de 1999".

No dia 24 de fevereiro, o Comitê de Apelação reduziu a punição sobre Blatter para seis anos.

- Gianni Infantino (SUI). Eleito em 26 de fevereiro de 2015 no Congresso Extraordinário realizado em Zurique.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo