Topo

Dunga chama "chineses" Gil e Renato Augusto para jogos com Uruguai e Paraguai

03/03/2016 11h41

(Atualiza com declarações do técnico Dunga).

Rio de Janeiro, 3 mar (EFE).- Os ex-corintianos Gil e Renato Augusto, que agora atuam em clubes da China, foram as grandes atrações da convocação feita nesta quinta-feira por Dunga, para duelos com Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

A presença de atletas que atuam no futebol do país asiático era a grande expectativa da lista que o técnico anunciaria na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O zagueiro do Shandong Luneng e o meia-atacante do Beijing Guoan foram os primeiros a serem chamados após movimentada janela de transferências, em que Ramires, Jádson Alex Teixeira, entre outros, partiram para a China.

"Não podemos esquecer que eles tiveram desempenho alto no último Brasileirão, tiveram desempenho muito bom na última convocação. Seria injusto não chamá-los. Agora vai depender deles", afirmou Dunga sobre a convocação de Gil e Renato Augusto.

Até então, o único jogador que defendia clube chinês a estar em uma lista foi o atacante Diego Tardelli, do Shandong Luneng, que fez parte do grupo que disputou a Copa América, no meio do ano passado.

Outro que joga fora dos grandes centros e está na convocação é o meia Kaká, do Orlando City, dos Estados Unidos. A última vez que o veterano foi chamado, no ano passado, para jogos com Chile e Venezuela, foi para substituir Philippe Coutinho, do Liverpool, que também está na relação atual.

"A gente traz um jogador mais novo, um de idade intermediaria e um mais velho. Coutinho está retornando. Kaká tem mais experiência, mais liderança. Nos últimos jogos, ele contribuiu muito conosco, assim como os demais jogadores. Por isso, demos mais uma oportunidade para ele", disse o comandante.

A principal mudança na lista divulgada hoje está no gol, em que Diego Alves, do Valencia, convocado para a última Copa América, mas cortado em seguida por lesão, ganha a posição de Jefferson, do Botafogo, que já havia perdido a posição de titular da equipe no ano passado.

Os outros dois atletas da posição foram mantidos, ou seja, Marcelo Grohe, do Grêmio, e Alisson, do Internacional, seguirão vestindo a camisa da seleção por, pelo menos, duas partidas das Eliminatórias.

"Futebol é momento. A gente tem dado oportunidades, conversado muito com a comissão técnica, observado jogadores. Trouxemos um jovem, um de idade média e outro mais experiente. Quando chamei o Jefferson, ele tava na segunda divisão, e não fui questionado. Agora, estou dando para outros. Quanto a voltar ou não, vai depender dos jogadores que estão e do próprio Jefferson", explicou o técnico.

O Brasil encarará o Uruguai no próximo dia 25, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife. Quatro dias depois, será a vez de encarar o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.

Os comandados de Dunga, atualmente, ocupam a terceira colocação das Eliminatórias, com sete pontos, em quatro partidas disputadas, cinco pontos atrás do líder, Equador, e dois atrás do Uruguai, que aparece em seguida na tabela.



Confira os convocados da seleção brasileira para jogos contra Uruguai e Paraguai:.



Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia-ESP) e Marcelo Grohe (Grêmio).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Danilo (Real Madrid-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Filipe Luis (Atlético e Madrid-ESP).

Zagueiros: David Luiz e Marquinhos (Paris Saint-Germain), Gil (Shandong Luneng-CHN) e Miranda (Inter de Milão-ITA).

Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Fernandinho (Manchester City-ING), Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE), Kaká (Orlando City-EUA), Lucas Lima (Santos), Oscar e Willian (Chelsea-ING), Philippe Coutinho (Liverpool) e Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN).

Atacantes: Hulk (Zenit São Petersburgo-RUS), Neymar (Barcelona-ESP) e Ricardo Oliveira (Santos).