Topo

Conselho Mundial da FIA aprova novo sistema de classificação para 2016

04/03/2016 16h54

Redação Central, 4 mar (EFE).- O Conselho Mundial da FIA aprovou nesta sexta-feira em Genebra o novo sistema de classificação proposto na semana passada pela Comissão de Fórmula 1, que estabelece a sucessiva eliminação dos carros mais lentos durante os Q1, Q2 e Q3 até que os dois melhores disputem a "pole".

Desse modo, o Q1 durará 16 minutos, mas a partir do sétimo será eliminado o carro mais lento e a cada 90 segundos os últimos serão descartados, até sobrarem 15 pilotos.

O Q2 será de 15 minutos e as eliminações começarão a partir do sexto. A partir de então, a cada minuto e meio será eliminado o carro mais lento, de modo a selecionar os oito avançarão para o Q3, de 14 minutos.

Nesta última etapa, aos cinco minutos começarão as eliminações a cada 90 segundos, até restarem dois pilotos, que disputarão a 'pole' em um mano a mano no último minuto e meio da sessão.

As três sessões acabarão quando aparecer a bandeira quadriculada, e não quando o tempo terminar. Este novo formato de classificação tem como objetivo oferecer mais espetáculo aos torcedores.