Esporte

Infantino quer "blindar" processos de escolha de sedes da Copa

05/03/2016 14h18

Londres, 5 mar (EFE).- O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, disse neste sábado que a entidade tem a obrigação de tornar mais transparentes os próximos processos de definição das sedes da Copa do Mundo, a fim de evitar fraudes como as que poderiam ter ocorrido nas escolhas da Rússia para o Mundial de 2018 e do Catar para o de 2022.

Eleito mandatário do organismo máximo do futebol há oito dias, Infantino quer começar o processo de escolha do país que organizará a Copa de 2026 nos próximos três meses.

"Temos de fazer com que o processo para escolher a sede da Copa do Mundo de 2026 seja correto. É um compromisso que quero cumprir: farei tudo que for possível para garantir que seja assim porque a credibilidade da Fifa está em jogo", disse o suíço à emissora britânica "BBC" Sport.

"Temos de fazer tudo que possível, não só para evitar que aconteçam coisas estranhas em torno dos processos de escolha, mas para prevenir a percepção das pessoas de que normalmente acontecem coisas estranhas. O processo de escolha tem de ser transparente", reforçou.

Após ter sido eleito, o dirigente negou que tenha prometido que a Copa de 2026 acontecerá nos Estados Unidos e destacou que haverá um processo seletivo.

Infantino afirmou também que não é mais momento de criticar o fato de que Rússia e Catar serão sedes dos dois próximos Mundiais, mais sim de trabalhar para que as duas edições do torneio sejam um sucesso.

"Sou uma pessoa pragmática. A Fifa precisa organizar duas Copas, uma em dois anos e o outra em seis, após decisões que foram tomadas há seis anos. Houve muita especulação e muitas alegações, mas nenhum fato concreto", disse.

"Em um momento determinado, precisaremos começar a dizer: 'Ok, agora vamos nos estabilizar e trabalhar'. Quero ajudar a Rússia e o Catar a sediarem as melhores Copas da história, como dizemos sempre", acrescentou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo