Topo

França testa esquema de segurança antiterrorismo para Eurocopa

10/03/2016 12h38

Paris, 10 mar (EFE).- A França vem testando sua capacidade de reação diante da possibilidade de serem realizados atentados terroristas contra as sedes dos jogos da Eurocopa, que acontecerá no país a partir do dia 10 de junho, com cenários de tiroteios com kalashnikovs, drones que lançam bombas químicas ou ataques nos espaços reservados para os torcedores.

Os exercícios feitos pelas forças da segurança e outros grupamentos, como os bombeiros, são uma resposta à ameaça terrorista que pesa sobre o país, especialmente depois dos atentados jihadistas ocorridos em 13 de novembro, que deixaram 130 mortos e centenas de feridos em Paris e nos arredores.

O Stade de France, na cidade de Saint-Denis, onde a seleção da casa enfrentava a Alemanha, foi um dos alvos dos terroristas na ocasião.

Os testes começaram há um mês, são feitos com grande descrição nas dez cidades anfitriãs e simulam cenários muito precisos de suspeitos ataques.

Uma das atividades foi feita em Nice, com a simulação de um drone carregado com uma bomba química que o sobrevoa o estádio Allianz Riviera. Outra, em Saint-Étienne, prepara para um ataque com gases tóxicos, enquanto nas estações de trem de Bordeaux e Marselha foram preparadas reações para tiroteios. Também foram previstos ataques a fan zones com substâncias contaminantes.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, reiterou que as forças de segurança estão em alerta máximo e se preparam para possíveis ataques de terroristas, estrangeiros ou nacionais. "A ameaça nunca foi tão elevada como atualmente", declarou Cazeneuve recentemente na Assembleia Nacional francesa.