Esporte

COI proíbe aplicativos de streaming nas instalações olímpicas

EFE/Enrique Garcia Medina
COI enviou comunicado proibindo o uso de aplicativos de streaming Imagem: EFE/Enrique Garcia Medina

11/03/2016 13h51

Os atletas e funcionários credenciados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não poderão utilizar nas instalações olímpicas aplicativos de streaming ao vivo, como Periscope e Meerkat, segundo as regras de uso de redes sociais estabelecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os participantes do evento podem gravar vídeos dentro das sedes olímpicas, mas "só para uso pessoal", por isso "não devem fazer upload ou compartilhar (o material) em nenhum site, blog, meio social ou site de trocas de fotos e vídeos".

Por este motivo, "está proibida dentro das sedes olímpicas a transmissão de imagens com aplicativos de streaming ao vivo, por exemplo Periscope e Meerkat".

O guia sobre redes sociais e digitais elaborado pelo COI para os Jogos "incentiva" os participantes utilizares as redes e a "compartilhar suas experiências com seus amigos, família e seguidores", mas sob condições específicas.

As fotos tiradas nas instalações olímpicas podem ser postadas e compartilhadas para uso pessoal. Nunca com fins comerciais ou publicitários.

A Vila Olímpica terá áreas "livres para fotos". De resto, caso alguém poste uma foto na qual apareça outra pessoa ou se refira às atividades de um terceiro, deve obter sua permissão primeiramente.

O COI classifica como "pessoal credenciado" "atletas, treinadores, oficiais, pessoal dos comitês olímpicos nacionais e das federações internacionais e veículos de imprensa". As "instalações olímpicas" são todas aquelas que só podem ser acessadas com credenciamento ou ingressos.

Não podem ser usadas nas contas pessoais os símbolos olímpicos (aros, mascotes) e nem criar domínios, URLs ou ferramentas que incluam a palavra 'olímpico'. Da mesma forma, os credenciados não podem criar páginas ou aplicativos dedicados à cobertura dos Jogos Olímpicos.

Os atletas podem comentar sua participação nas competições, "mas não devem assumir o papel de jornalistas". Suas presenças nas redes devem ter o formato de diário, em primeira pessoa, e não revelarão informação confidencial sobre outras pessoas. Caso um jornalista pergunte algo pelas redes sociais, os atletas estão autorizados a responder.

O COI pede aos usuários de redes sociais que se atenham "aos valores olímpicos da excelência, do respeito e da amizade" e que não incluam nenhuma manifestação "de propaganda política, religiosa ou racial".

Os Jogos Olímpicos serão disputados do dia 5 a 21 de agosto, mas estas normas serão aplicadas durante todo o período de abertura da Vila Olímpica, de 24 de julho a 24 de agosto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo