Esporte

Ministro russo lamenta demora da IAAF para encerrar punição ao país

12/03/2016 13h41

Moscou, 12 mar (EFE).- O ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, lamentou neste sábado que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) não tenha liberado o país de participar de competições oficiais, após o escândalo de doping que explodiu no ano passado.

"Não há nenhum critério. O que mais o atletismo russo pode fazer? Deve dançar sobre uma mesa? Deve cantar uma música?", protestou o representante do governo, à imprensa local.

Mutko lembrou que, por ordem da IAAF, a Rússia elegeu novo presidente de federação nacional, desmontou a agência antidoping, acusada de irregularidades, e ainda afastou técnicos com suspeita de envolvimento em casos ilícitos.

Na sexta-feira, a federação internacional adiou para maio, a decisão final sobre a situação do atletismo da Rússia, que pode ter todos os atletas fora dos Jogos Olímpicos.

"O país realizou importantes progressos para retornar à IAAF, no entanto, nosso grupo de trabalho considera que ainda é preciso muito trabalho para completar todos os requisitos", disse Rune Andersen, chefe da comissão de inspeção da federação internacional.

Na semana passada, um novo documentário da emissora alemã "ARD", que denunciou o escândalo de um sistema de doping na Rússia, no fim de 2014, apontou que o país fez poucos progressos, e os técnicos afastados seguem trabalhando.

Atualmente, a Federação Russa de Atletismo está suspenso de qualquer competição, o que pode fazer com lendas como Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica, não possam vir ao Rio de Janeiro.

Os atletas do país já estão fora do Campeonato Mundial de pista coberta, que começará na próxima quinta-feira, em Portland, nos Estados Unidos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo